THE WUR GRANDE

UEM está entre as universidades avaliadas em dois rankings divulgados nesta semana

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) está entre as melhores do mundo, segundo o World University Ranking 2019 divulgado nesta terça-feira (13) pela revista inglesa Times Higher Education (THE). Foram avaliadas 1.250 universidades em todo o mundo.

Este ranking é definido por área do conhecimento. Foram avaliadas quatro áreas: Life Scienses (Ciências da Vida), Physical Sciences (Ciências Físicas), Psychology (Psicologia) e Clinical, Pre-clinical & Health (Clínica, Pré-Clínica e Saúde).

No caso das Ciências da Vida (Biologia, Medicina Veterinária e Educação Física) e Clínica, Pré-Clínica e Saúde (Medicina, Odontologia e outros vinculados à saúde), a UEM ficou entre as 600 melhores. Nas Ciências Físicas está citada entre as 800 melhores, esta categoria abrange as graduações em Matemática, Estatística, Física, Astronomia, Química, Geologia e Ciências Ambientais.

O assessor de planejamento da UEM, João Marcelo Crubellate, destaca que "a pesquisa nessas áreas em geral tem elevado custo e o fato de a Universidade Estadual de Maringá estar bem posicionada no ranking, especialmente em um período de restrição orçamentária, dificuldades de reposição de quadro e para aquisição de equipamentos e demais aspectos, deve ser comemorado pela instituição e comunidade de Maringá, pois é muito meritório".

Crubellate enfatiza ainda que no caso de haver mais investimentos será possível obter melhores resultados. "O ranking é internacional, o que dá visibilidade para a UEM e favorece o objetivo estratégico de internacionalização", finaliza.

As áreas são formadas por indicadores de desempenho agrupados em cinco itens: ensino (o ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, renda e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa) e renda da indústria (transferência de conhecimento).

A revista já publicou ranking geral em setembro de 2018, momento em que a UEM foi a sétima melhor universidade estadual pública do Brasil. Naquela avaliação foram considerados 13 indicadores agrupados em cinco categorias: ambiente de ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa).

US News & World Report

A Universidade Estadual de Maringá também ganha destaque no ranking divulgado pelo US News & World Report, nesta terça-feira (13), portal norte-americano especializado em rankings de educação há mais de 30 anos. A UEM ficou em 58ª na avaliação das melhores universidades da América Latina e em segundo lugar no Paraná.

Apenas 30 universidades brasileiras foram avaliadas, sendo 24 federais e as restantes estaduais. Esta é a quinta edição do ranking de universidades globais. Foram avaliadas 1.250 instituições em 75 países e os resultados foram divulgados por região. Na América Latina, integram o ranking 64 universidades.

*com informações da Agência de Notícias do Paraná.