DSC 0076

11 pessoas inauguraram a reforma do ônibus

O Terminal Urbano de Transporte Coletivo de Maringá foi palco, na manhã desta quarta-feira (26), da entrega da Unidade Móvel do Hemocentro Regional de Maringá à comunidade. A reforma do ônibus foi financiada pela empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), que também lançou uma campanha de incentivo à doação de sangue em Maringá e região.

Desde 2001, o Hemocentro Regional de Maringá, órgão do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), conta com uma Unidade Móvel. Trata-se de um ônibus adaptado para a realização de captação de sangue, que foi doado pela TCCC. Agora, o veículo passou por uma reforma que contou com pintura, instalação de piso e ar-condicionado novos, possibilitando mais conforto, apoio e incentivo à doação de sangue. Um investimento de R$ 40 mil.

dentro e fora

A Unidade Móvel doada pela TCCC chegou ao Hemocentro no dia 4 de junho de 2001, há 17 anos. A primeira coleta foi realizada no mês seguinte e ajudou a intensificar as doações externas. De 2001 a 2018, o número de doadores atendidos pelo Hemocentro foi de 224.293. Deste total, 63.390 foram atendidos em coletas externas; sendo que 976 das doações foram feitas na Unidade Móvel, o que significa quase 2,3% do total.

Segundo o diretor da TCCC, Roberto Jacomelli, “recentemente soubemos que o Hemocentro precisa diariamente de, no mínimo, 50 doadores, e que as coletas externas são muito importantes para que se atinja esse número. Por isso, além de reformar a Unidade que nós doamos, também lançamos uma campanha de doação. Pintamos um ônibus de vermelho e com slogans sobrea importância de doar sangue, que vai rodar pela cidade e pela região para chamar atenção das pessoas neste sentido”, afirma Jacomelli.

IMG 3902

Autoridades – A iniciativa foi comemorada pelo secretário de Saúde de Maringá, Jair Francisco Pestana Biatto, que disse que, como médico intensivista que é, sabe da necessidade de se ter estoques de sangue e seus componentes para o atendimento à saúde da comunidade. “Por isso, temos que aplaudir essa iniciativa que une empresa, município e a universidade”, reforçou .

O prefeito Ulisses Maia, que também estava presente na entrega da Unidade, destacou a importância do Hemocentro para Maringá e agradeceu a parceria com a TCCC, “é fundamental que nós nos juntemos em prol da nossa cidade e da nossa saúde. Vamos agora torcer para finalizarmos a unidade de Oncoterapia que também funciona na estrutura do Hemocentro”, declarou.

DSC 0008

O reitor da UEM, Mauro Baesso, destacou o trabalho incansável que a equipe do Hemocentro faz para oferecer esse serviço à comunidade “nos mais altos níveis de qualidade, reconhecidos por certificados ISO. Vemos aqui que sem gente, sem pessoas, não fazemos nada. O Hemocentro não teria o impacto que possui. Sabemos também que foram as pessoas da TCCC as responsáveis pela organização da campanha de doação de sangue e pela reforma da Unidade Móvel. Tem que haver pessoas preocupadas com a coletividade para que as ações sejam concretizadas. E é isso que estamos fazendo na Universidade: formando pessoas que possam atuar como a equipe do Hemocentro e da TCCC, além da equipe da Secretaria Municipal de Saúde e do prefeito. É para isso que existimos e acho que a UEM está formando bem essas pessoas”, reforçou Baesso.

A sociedade – O diretor do Hemocentro, Cristóvão Granato Filho, agradeceu à TCCC e aos servidores do órgão pela realização do evento e pela interação que permitiu que a Unidade Móvel fosse reformada e estruturada. Além disso, o diretor lembrou que “a Unidade não é só importante para o aumento das coletas, ela tem um papel muito significativo na divulgação do Hemocentro”.

DUPLA

Isso ficou claro nos registros das doações realizadas na manhã desta quarta na Unidade Móvel. Paula Juliana, de 29 anos, e Letícia Rodrigues, de 19, disseram que realizaram o desejo de doar sangue porque, passando pelo Terminal, viram a movimentação e entraram na triagem. “Sempre tive vontade de ajudar as pessoas com a doação, mas não tinha oportunidade de ir ao Hemocentro”, disse Juliana. “Fico muito feliz de dizer que, agora, meu sangue vai poder ajudar alguém e pude fazer isso aqui, no centro da cidade”, acrescentou Letícia.

Quem aproveitou a chance de reforçar seu compromisso de doador foi Aloísio Marcotti, 53 anos. Ele trabalha próximo do Terminal e, passando por ali, parou para fazer uma doação. “Se o ônibus não tivesse aqui, não sei se teria conseguido ir ao Hemocentro. Por isso, é muito importante essa Unidade”, destacou Marcotti .

equipe final

A equipe do Hemocentro avisa que quem quiser participar da campanha de doação é só aparecer no Hemocentro de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e, aos sábados, das 7 horas às 12h30. O telefone para informações é o 3011-9400 e o site do órgão é o https://www.hum.uem.br/hemocentro.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv