foto 3

Documento foi elaborado no último sábado, durante Fórum de Avaliação e Acompanhamento

Os 15 grupos PET (Programa de Educação Tutorial) da UEM, ligados à Unipet, produziram, durante o Fórum de Avaliação e Acompanhamento dos Grupos PET, ocorrido no último sábado (15), na Universidade, uma Carta de Intenções, fruto da discussão, feita por eles, sobre as demandas que serão entregues à nova Reitoria. Ainda no encontro, os grupos apresentaram relatos das atividades que desenvolvem, divididas em cinco temáticas: avaliação dos grupos e organização interna; atividades de ensino; atividades de pesquisa; atividades de extensão; e processo seletivo. 

Trinta e sete atividades foram apresentadas e cerca de 200 pessoas participaram do Fórum, entre petianos, tutores e membros do Comitê Local de Avaliação e Acompanhamento (CLAA), organizador do evento. O Comitê tem a coordenação da professora Luciana Andréia Fondazzi Martimiano. 

Para a pró-reitora de Ensino, Ana Obara, que esteve no Fórum, todos os grupos estão de parabéns pelo excelente trabalho que realizam, sendo grupos de referência para o programa em nível nacional.  

Os quinze grupos PET da UEM são: PET/Agronomia, PET/Economia, PET/Educação Física, PET/Enfermagem, PET/Engenharia Civil, PET/Engenharia Química, PET/Engenharia Têxtil, PET/Farmácia, PET/Física, PET/Informática, PET/Matemática, PET/Odontologia, PET/Pedagogia, PET/Química, PET/Zootecnia. 

O que é o PET

foto 2

O PET é um programa de educação tutorial desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País. Os grupos são orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que tem como objetivos desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação. 

O programa é gerido pela Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação, sob a Portaria nº 976, de 27 de julho de 2010, republicada com alterações pela portaria nº 343, de 24 de abril de 2013.

Para conhecer mais sobre os grupos PET/UEM, acesse o site