doe orgaos

Haverá aulas teóricas e práticas

Estão abertas as inscrições para o III Curso de Atualização no Processo de Doação de órgãos e Tecidos para Transplante do HUM promovido pelo Serviço de Educação Permanente do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). A iniciativa tem como objetivo celebrar o Setembro Verde, período em que se incentiva a doação de órgãos e tecidos, e será dividida em três módulos.

No dia 25 de setembro, terça-feira, será realizado o primeiro módulo com o tema Acolhimento familiar, papel da equipe multidisciplinar. No dia 27, quinta-feira, será ministrado o segundo módulo: Morte Encefálica e PCR.

Ambos serão realizados no Auditório do HUM. Podem participar servidores alunos e professores que atuam no Hospital. Haverá duas turmas para cada módulo: as primeiras turmas terão aulas à tarde, das 13h30 às 18h30; e, as segundas, à noite, das 19 às 23 horas. As ministrantes serão: Rosane de Almeida Freitas, coordenadora da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HUM; Cátia Millene Dell’Agnollo, enfermeira Assistencial do Setor de Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital; e as servidoras do serviço de Psicologia do HUM.

O terceiro módulo será oferecido em apenas uma turma, no dia 28 de setembro, sexta-feira, das 13h30 às 17h30, e vai contar uma parte teórica e outra prática. O tema é O papel do centro cirúrgico. Podem participar servidores e professores do Departamento de Enfermagem que atuam no HUM. Além de Rosane Freitas e Cática Dell’ Agnollo, a enfermeira Jamile Lima, da Santa Casa, fará parte da equipe de ministrantes.

As inscrições devem ser feitas separadamente em cada módulo do curso, com Ellen Aleixo ou Cláudia, no ramal 9200, e no site do Hospital. Acesse a aba de Educação Permanente, depois, Capacitações, Cursos e Inscrições. Todos os módulos têm 4 horas e haverá certificação da Diretoria de Extensão da UEM (DEX).