pvt logo

Ideia é orientar público alvo sobre ações preventivas, uma vez que idosos têm sido vítimas em acidentes de trânsito

Como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito na cidade, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai sediar, no dia 21 de setembro, às 9h30, no bloco I-12, o lançamento do projeto “A pessoa idosa e o trânsito”.

O evento faz parte do Programa Vida no Trânsito (PVT), ao qual estão ligadas as professoras Thais Aidar de Freitas Mathias e Débora Regina de Oliveira Moura Abreu, do Departamento de Enfermagem (DEN), na condição de integrantes da Comissão de Dados do PVT.

A primeira atividade do evento será a apresentação do projeto "A pessoa idosa e o trânsito", da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). O palestrante será o coordenador do Programa Vida no Trânsito em Maringá, Rafael dos Santos Martins, da Semob. Em seguida, a professora Débora vai proferir a palestra "A terceira margem do trânsito: as fraturas que não se vêem". Haverá, ainda, a exibição de uma peça teatral promovida por atores contratados pelo Semob, intitulada: “Trânsito Legal”. O encerramento está previsto para às 10h30.

A professora convidou os alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), da UEM, para assistir às palestras. Segundo Débora, por ter mais de 400 idosos matriculados a Unati é a instituição adequada para a prospecção do público alvo das conferências. Dados obtidos pela professora mostram que as duas primeiras mortes no trânsito de Maringá, em 2018, foram de pessoas idosas. Ainda de acordo com ela, muitos idosos estão dirigindo veículos na cidade.

As palestras, gratuitas, estão abertas à participação dos idosos em geral e aos idosos alunos da Unati. Os interessados deverão se inscrever na secretaria do órgão, bloco 123 (sala 1), ao lado do prédio da Reitoria, no horário de expediente da UEM. Quem quiser pode se inscrever pelo telefone (44) 3011-8995 ou pelo e-mail "unati@uem.br".

As atividade locais da Semana Nacional do Trânsito terão início no dia 18 de setembro, com o cerimonial de abertura no auditório Hélio Moreira, Prefeitura Municipal.

No dia 19, das 8 às 14 horas, atendimento ao evento “Espaço Saúde” compartilhado, com a participação das Unidades Básicas de Saúde Céu Azul, Cidade Alta, Paraíso e São Silvestre. Será na quadra esportiva do Jardim Catedral.

No dia 20, das 9 às 16 horas, atendimento em Mandaguari. Às 20 horas, celebração ecumênica para os motociclistas, na praça da Catedral Nossa Senhora da Glória, em Maringá.

No dia 21, além do lançamento do projeto “A pessoa idoso e o Trânsito”, na UEM, estão previstas abordagens educativas à motociclistas e checape de motocicletas.

No dia 22, das 14 às 17 horas, projeto “Você na Praça” especial trânsito, na Praça Nossa Senhora Aparecida, em Floriano. Também estão previstas abordagens educativas à motociclistas no Estádio Willy Davis, com participação da Semob, PVT e alunos de graduação e pós-graduação de Enfermagem da UEM.

No dia 23, das 9 às 17 horas, atendimento no Parque do Ingá, com participação dos alunos de graduação e pós-graduação de Enfermagem da UEM. No dia 24, às 9 horas, novas abordagens educativas a motociclistas e checape de motocicletas. No dia 25 de setembro, às 9 horas, encerrando as atividades, abordagens educativas a automóveis. Às 19 horas, encerramento, com passeio ciclístico na avenida São Paulo esquina com a XV de Novembro.