2018 09 05 Apuracao do segundo turno das eleicoes para Reitor MG 8450

A Chapa 3 - Avançar e Inovar, dos professores Julio Damasceno e Ricardo Dias, obteve a maioria dos votos

A Chapa 3 - Avançar e Inovar, dos professores Julio Damasceno e Ricardo Dias, venceu as eleições para a reitoria da UEM (Universidade Estadual de Maringá) com a maioria dos votos válidos. Entre os 28.712 aptos a votar, 10.657 foram às urnas, número superior ao do primeiro turno.

O Conselho Universitário se reunirá no dia 10 de setembro para homologar os vencedores, que deverão ser nomeados pelo Governo do Estado. A posse dos novos dirigentes será no dia 10 de outubro, iniciando um mandato de quatro anos.

O reitor, Mauro Baesso, parabenizou a Comissão Eleitoral e toda a comunidade universitária e destacou que o processo democrático foi garantido em uma eleição em que houve a paridade e a não identificação dos votos.

2018 09 05 Apuracao do segundo turno das eleicoes para Reitor MG 8846

A Chapa 3 - Avançar e Inovar recebeu 1.587,2 pontos, que contabilizam os votos proporcionalmente. Entre os votos válidos, foram 791 dos docentes, 767 dos técnicos universitários e 4.290 dos alunos.

Damasceno afirmou que o compromisso da nova gestão é com a comunidade universitária e também da região do interior do Paraná. “Continuaremos trabalhando para colocar a Universidade Estadual de Maringá dentre as melhores universidades do país, o que ela já é, mas consolidando para que seja cada vez mais respeitada no rol internacional. Assim, nós estaremos comprometidos com o desenvolvimento regional e local, criando oportunidades para as pessoas”, ressaltou.

A Chapa 2 - UEM de Todos, composta pelos professores Roberto Cuman e Leandro Vanalli, respectivamente nos cargos de reitor e vice, obteve 1.485,6 votos ponderados. Sendo 543 dos docentes, 1.107 dos técnicos universitários e 3.037 dos alunos.

O presidente da Comissão, Ricardo Gardiolo, agradeceu a participação de aproximadamente 500 pessoas que trabalharam durante todo o processo eleitoral e destacou que os candidatos mantiveram uma postura respeitável, honrosa e leal no primeiro e segundo turno.

Apuração dos votos

2018 09 05 Apuracao do segundo turno das eleicoes para Reitor MG 8644

As mesas apuradoras foram instaladas no auditório Dacese, no câmpus sede, onde foram abertas as 40 urnas lacradas. Outra novidade que marca este pleito foi o sistema de apuração. Para evitar a identificação dos votos, as cédulas de duas ou mais urnas foram misturadas e então feita a contagem conjunta.

Acesse o site oficial das eleições para acompanhar informações sobre o processo eleitoral e os números finais da apuração.

Dados do primeiro turno

2018 08 21 Eleição Reitor UEM Votação 1

O primeiro turno das eleições para Reitoria da UEM ocorreu no dia 21 de agosto, momento em que três chapas disputaram os votos de docentes, discentes e agentes universitários. As Chapas 2 e 3 passaram com a maioria dos votos para a disputa das eleições em segundo turno.

A Chapa 2 - UEM de Todos, composta pelos professores Roberto Cuman e Leandro Vanalli, respectivamente nos cargos de reitor e vice, obteve 1.321,5 votos ponderados. Enquanto a Chapa 3 - Avançar e Inovar, dos candidatos a reitor Julio Damasceno e a vice-reitor Ricardo Dias, receberam 1.257,1 pontos. As candidatas pela Chapa 1 - UEM em Frente, professoras Ana Lúcia Rodrigues e Lilian Denise Mai, finalizaram a apuração com 384,9.

Dos 29.452 eleitores aptos a votar, compareceram às urnas 9.255, sendo 22 votos brancos e 72 nulos. Entre os 9.161 votos válidos, 1.326 são de docentes, 6.039 discentes e 1.796 técnicos.

Veja a galeria de fotos