Banner Mostra

Visitantes conhecerão cursos de graduação, projetos e programas da UEM; evento ocorre no CAP e abertura será amanhã, às 9h30

Alunos do ensino médio de mais de 100 escolas públicas e algumas particulares, de várias regiões do Paraná e de diversos municípios do Estado de São Paulo, estarão, a partir de amanhã (30), visitando a Mostra de Profissões da Universidade Estadual de Maringá, no câmpus sede.

Eles poderão percorrer, nas salas do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), onde ocorrerá a Mostra, os estandes dos 44 cursos de graduação do câmpus sede que estarão presentes no evento, além dos cursos de Design (Cianorte), Engenharia Agrícola (Cidade Gaúcha) e os de engenharias Têxtil e de Produção (Goioerê).

Além disso, esta 12ª edição da Mostra terá a participação de diversos projetos e programas desenvolvidos na Universidade, que, também instalados em estandes, serão apresentados aos visitantes.

São o Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae), o Programa de Integração Estudantil (Prointe), o Programa Integrado de Ação Social (Proação) e o Projeto de Orientação Profissional, ligado ao Departamento de Psicologia (DPI).

Além disso, os estudantes que comparecerem à Mostra poderão conhecer a Escola de Música (EMU) e o Cursinho da UEM (direcionado ao público de baixo poder aquisitivo), a Comissão Universidade para os Índios (CUIA), os cursos técnicos oferecidos pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Maringá e, ainda, saber o que é e como funciona o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UEM.

A Mostra de Profissões no câmpus sede se estenderá até sexta-feira (31) e funcionará das 8 às 22 horas, sem intervalos. A cerimônia de abertura ocorrerá amanhã (30), às 9h30, com a presença do reitor Mauro Baesso; da pró-reitora de Ensino, Ana Obara, e de outras autoridades ligadas à Reitoria e à administração da Universidade.

Segundo a Pró-Reitoria de Ensino (PEN), as escolas interessadas ainda poderão agendar visitas até amanhã (30), porém sem a garantia de ter o transporte gratuito. Para as escolas e colégios públicos de Maringá, Sarandi e dos distritos maringaenses que fizeram agendamento até o dia 21 de agosto, já está confirmado o transporte gratuito dos alunos.

O agendamento deve ser feito via formulário eletrônico. Vale dizer, no entanto, que a Mostra de Profissões é aberta a todo o público interessado.

Aplicativo

Uma das principais novidades na edição deste ano é o aplicativo desenvolvido para facilitar a vida dos visitantes. A UEM disponibiliza para download o aplicativo da Mostra de Profissões, que traz todas as informações no formato eletrônico. A nova versão gerou economia de R$ 15 mil em serviços gráficos e reduziu o impacto ambiental. Até 2017, o material era impresso e tinha o formato de livreto.

O App pode ser baixado gratuitamente, inicialmente, somente para smartphones Android. Basta cadastrar o e-mail, nome e data de nascimento e o usuário tem acesso aos mapas dos locais de realização do evento e aos resumos dos cursos, em ordem alfabética, indicando câmpus, turno, tempo de conclusão, objetivo e atuação profissional.

A versão eletrônica foi idealizada pela Coordenadoria de Promoção e Relações Públicas (CPR), vinculada à Assessoria de Comunicação Social (ASC), e desenvolvido em parceria com a CVU (Comissão de Vestibular Unificado) e Diretoria de Ensino de Graduação (DEG) da Pró-Reitoria de Ensino (PEN).

Descentralizada, a Mostra de Profissões 2018 também foi realizada em Cianorte e nos câmpus de Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. Veja  a programação no site ou no Facebook.

O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Ensino (PEN), por meio da Diretoria de Ensino de Graduação (DEG), visando divulgar, para os alunos do ensino médio, de Maringá e região, os cursos oferecidos pela UEM.

Também é uma estratégia para que os jovens façam uma escolha mais racional, ampliando a visão e as perspectivas em relação à universidade e aos diversos campos profissionais. A estimativa inicial era que o evento receba 20 mil pessoas nos diferentes câmpus.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv