pibid170820181

Início das atividades dos dois programas institucionais ocorreu durante encontro na última terça-feira

A proximidade entre as redes de Educação Básica e a Universidade Estadual de Maringá por meio de ações como a do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica foi um dos destaques durante o encontro, ocorrido na última terça-feira (14), que marcou o início das atividades dos dois programas na UEM (Universidade Estadual de Maringá).

Outro ponto ressaltado no evento foi sobre a formação do Fórum Permanente das Licenciaturas e o Comitê Gestor de Maringá de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica de Articulação da UEM. Os dois são ligados à Pró-reitoria de Ensino (PEN) e foram atuantes no processo de concretização do Pibid e da Residência Pedagógica na instituição.

No encontro do dia 14, realizado no auditório do Departamento de Estatística (DES), bloco E-90, os coordenadores locais do Pibid, Eliana Navarro Koepsel, e da Residência Pedagógica, Marcelo Pimentel da Silveira, fizeram a apresentação dos respectivos projetos.

No Pibid, a UEM foi contemplada com 288 bolsas para os acadêmicos, 36 bolsas para professores supervisores da Educação Básica e 12 bolsas para professores coordenadores da Universidade envolvidos com as licenciaturas em Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Geografia, História Língua Inglesa, Matemática, Pedagogia e Ciências Sociais.

O desenvolvimento do Programa abrange 21 instituições públicas de ensino da educação básica, rede municipal e estadual, dos municípios de Maringá, Sarandi, Cianorte e Ivaiporã.

No programa Residência Pedagógica, a Universidade foi contemplada com 264 bolsas para os acadêmicos, 33 bolsas para professores preceptores da Educação Básica e 14 bolsas para professores coordenadores da UEM envolvidos com as licenciaturas em História (sede e Ivaiporã), Educação Física (sede e Ivaiporã), Geografia, Pedagogia (sede e Cianorte), Ciências Biológicas, Língua Inglesa e Música.

O desenvolvimento do Programa abrange 11 instituições públicas de ensino da educação básica, rede municipal e estadual, dos municípios de Maringá, Sarandi, Cianorte e Ivaiporã.

pibid170820182

O evento reuniu a pró-reitora de Ensino, Ana Obara, além de autoridades do Núcleo Regional de Educação de Maringá (NRE) e da Secretaria Municipal de Educação de Maringá (Seduc). As professoras Sueli Aparecida Ibanes e Margarete de Fátima Fernandes representaram a chefe do NRE de Maringá, Maria Inês Teixeira Barbosa. A professora Maria Inez Benites Bria, diretora de Gestão da Seduc, representou a secretária Valkiria Trindade de Almeida Santos.

Também estiveram presentes coordenadores de área dos cursos de licenciatura envolvidos, professores supervisores e preceptores das escolas da Educação Básica participantes dos projetos.