Tools

folder 1

Evento, sem setembro, está com inscrições abertas e terá programação diversificada, de comunicação oral a minicursos

A Estatística no Mercado Financeiro será o tema central da 14ª Semana da Estatística da Universidade Estadual de Maringá (SEUEM), em setembro, com discussões envolvendo desde as fraudes em empréstimos bancários até mercado futuro de commodities.

Além de palestras, o evento, terá comunicações orais, sessões de pôsteres, mesas-redondas e minicursos. O prazo para o envio de trabalhos será encerrado no próximo domingo (12), mas as inscrições para a participação apenas como ouvinte poderá ser feita até o dia do início do evento, 3 de setembro.

A SEUEM ocorrerá no anfiteatro Yoshiaki Fukushique, Bloco E-90, Departamento de Estatística (DES), Câmpus sede da Universidade.

A cerimônia de abertura será no dia 3, às 19h30, seguida, às 20 horas, da conferência "Mercados futuros de commodities: campos para aplicações estatísticas", pelo professor Alexandre Florindo Alves, do Departamento de Economia (DCO) da UEM.

Evento científico-acadêmico, que ocorre a cada ano, a SEUEM é direcionada aos alunos de graduação em Estatística e membros da comunidade científica de áreas afins.

No dia 4 de setembro, o professor da Universidade de São Paulo (USP), Francisco Louzada Neto, vai falar sobre os Modelos de Sobrevivência Inflacionados de zeros para Detecção de Fraudes em Empréstimos Bancários.

Para encerrar as atividades da Semana, haverá a mesa-redonda "O Recém-Graduado em Estatística e sua Inserção no Mercado de Trabalho da Área de Finanças", com mediação da professora Daniele Granzotto, coordenadora do curso de Estatística da UEM.

Ainda como parte da programação, nos dias 3 e 4 os inscritos irão participar do minicurso Forex e a Análise Técnica, com o professor José Augusto Fiorucci, do Departamento de Introdução ao Mercado de Estatística, da Universidade de Brasília (UnB).

O investimento para estudantes é de R$ 50,00 e para os demais participantes R$ 100,00. Outras informações no site do evento.

Contribuições

Com atividades variadas, a Semana de Estatística da UEM visa obter contribuições de pesquisadores e profissionais de diferentes áreas dentro da temática do evento.

Um dos principais objetivos da SEUEM é reunir profissionais, pesquisadores e estudantes que atuam nos setores de ensino, pesquisa, extensão e indústria. O evento busca intercambiar o conhecimento entre a produção acadêmica e demais setores, tentando a otimização para a inovação científica e tecnológica, além de estimular as relações interinstitucionais para a produção em ciência, tecnologia e sociedade.

Outro objetivo é abordar temas relevantes ligados à formação docente, fomentando a relação das licenciaturas e a produção do conhecimento, e permitindo, ainda, a atualização dos profissionais, pesquisadores e estudantes com a produção do conhecimento das áreas.

O público alvo do evento são estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, professores de ensino superior, profissionais,  e estudantes de ensino técnico.