Nilma 3

Nilma Gomes, que foi ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e das Mulheres, vai falar do Movimento Negro Educador

A ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, professora Nilma Lino Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vai ministrar, no dia 24 de agosto, a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A palestra ocorrerá no auditório do Bloco I-12, câmpus sede da UEM, em Maringá, com início às 19 horas. Também ex-reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Nilma vai falar sobre "O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação".

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas por meio do link. Para alunos do PPE, as inscrições serão encerradas na sexta-feira (10) e para os demais interessados o período é de 13 a 22 de agosto. As vagas são limitadas.

Nilma é pedagoga, mestra em Educação, doutora em Antropologia Social e pós-doutora em Sociologia. Integra o corpo docente da pós-graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social, da UFMG.

Foi coordenadora geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão "Ações Afirmativas", também na Federal de Minas Gerais, e atualmente integra a equipe de pesquisadores desse Programa. Fez parte da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, em 2015, e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, de 2015 a 2016.

É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Associação Brasileira de Antropologia (ABA), e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Como professora e pesquisadora trabalha nas áreas de investigação em diversidade, cultura e educação, relações étnico-raciais e educação, formação de professores e diversidade étnico-racial, políticas educacionais, desigualdades sociais e raciais, movimentos sociais e educação, com ênfase especial na atuação do movimento negro brasileiro.

A palestra de Nilma ocorrerá em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (Nudisex) e do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros (Neiab), da UEM. Outras informações no site do PPE ou pelos telefones (44) 3011-4853 e 3011-5076.