Arte PET site1

É o tradicional PET na Praça. As atrações vão desde o cuidado com plantas medicinais até experimentos sobre a Física

Estudantes de vários cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estarão reunidos com a população, no dia 1º de julho, no Parque do Ingá, para mostrar as atividades  de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas por eles por meio do Programa de Educação Tutorial (PET), com a tutoria de um professor.

Conhecido como "PET na Praça", o evento, das 9 às 12 horas, é organizado pela União dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (UniPET) da UEM, que reúne 15 grupos.

O objetivo do encontro é levar à comunidade externa temas de interesse público sobre diversas áreas, proporcionando momentos de aprendizado, conhecimento e troca de saberes, tanto em relação aos conteúdos propostos quanto outros.

Na condição de petianos, os estudantes buscam complementar a graduação promovendo atividades acadêmicas que visam a indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e educação tutorial. 

No Parque do Ingá, os petianos mostrarão trabalhos com plantas medicinais (amostras de plantas explorando seus efeitos terapêuticos, modo de preparo, efeitos adversos, entre outros, além de demonstração sobre como pode ser feito o plantio e os cuidados básicos que se deve ter para cultivar essas plantas em casa); dança (como meio para melhor qualidade de vida, seus benefícios nas mais diversas faixas etárias); alternativas em transporte (tem como evitar os problemas como os gerados pela greve dos caminhoneiros? serão apresentadas alternativas que podem ser adotadas); produção de cerveja (como produzir a cerveja, com degustação, e um protótipo de torre de absorção, mostrando a diferença de pH da água antes e depois de passar pela torre); têxteis técnicos (serão demonstrados os artigos tecnológicos que trabalham tecidos e não tecidos voltados às aplicações específicas, como o airbag presente nos carros, coletes à prova de bala, manta geotêxtil presente em asfalto e também em aterros); combustíveis (composição, características e escolha mais eficiente ao abastecer: apresentação de métodos para o consumidor identificar a adulteração de combustíveis e verificação do combustível mais eficiente economicamente para abastecer o carro); doação de tecidos e órgãos para transplantes (informação e orientação acerca da temática, abordando os mitos e verdades sobre a doação de órgãos e tecidos); experimentos que abordam as temáticas da física (termodinâmica, ótica; astronomia, mecânica, acústica, etrostática, magnetismo); jogos (apresentação de jogos que utilizam lógica de programação de forma mais lúdica e abordagem de problemas reais que são resolvidos usando as técnicas apresentadas); sinuca perfeita (ensinamento sobre como criar uma mesa de bilhar perfeita, onde a caçapa sempre é atingida, explorando basicamente geometria elementar); saúde bucal nas diferentes fases da vida (abordagem de tópicos sobre a higiene e os cuidados que se deve ter com a saúde bucal e suas especificidades em cada fase da vida); confecção de brinquedos educativos com materiais reutilizáveis (propósito é construir brinquedos educativos reaproveitando materiais reutilizáveis, muitas vezes, considerados lixo, que são descartados de maneira inadequada causando poluição e destruição da natureza); e animais de companhia (com enfoque principal na alimentação e no bem-estar dos animais e comentários sobre a opção por adoção de animais).

A UEM tem 15 grupos PETs (Agronomia, Educação Física, Economia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Farmácia, Física, Informática, Matemática, Odontologia, Pedagogia, Química e Zootecnia). Juntos, eles formam a UniPET. 

O PET na Praça é uma das atividades desenvolvidas anualmente para a comunidade, quando estes estudantes têm a oportunidade de mostrar parte de seu trabalho à população por meio de explicações, demonstrações e oficinas. 

Atualmente, há 842 grupos distribuídos entre 121 instituições de ensino superior do Brasil. Outras informações sobre o PET na Praça 2018 podem ser obtidas na página do facebook.