evasão ceebja

São quatro vídeos produzidos para tratar do tema no Ensino Médio e Superior

A UEM TV lança hoje (8), às 14h, a série de reportagens Evasão no Ensino, que irá apresentar causas e dados oficiais, além de pesquisas e projetos que buscam soluções para o problema. São quatro vídeos produzidos para tratar do tema que está presente no ensino básico e superior.

A primeira reportagem aborda a questão no Ensino Médio. Segundo dados de 2015, disponíveis pelo MEC (Ministério da Educação), o primeiro ano é o que apresenta maior evasão, 12% dos alunos abandonam a escola nesse período.

A evasão no início do ensino médio reflete na Educação de Jovens e Adultos, que passou a atender menos pessoas que não tiveram oportunidade de estudar no período de escolarização para matricular adolescentes que não se adaptaram ao sistema de ensino.

As outras três reportagens têm foco no Ensino Superior e trazem exemplos reais e pesquisas ou programas que visam reduzir o impacto nos dados. Segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a evasão no Ensino Superior chegou a 49% em 2014. Entre os maiores desafios dos estudantes da graduação estão questões financeiras, dificuldades de aprendizagem e a escolha do curso.

Para acessar o material acesse o canal da UEM TV no YouTube, ou, ainda, o site www.tv.uem.br e a página no Facebook.