palestra prof dr jose edgardo cal montoya 20180606 1135357885

José Edgardo Cal Montoya está na UEM a convite do PPH. Além da palestra, ele ministra um curso como professor visitante no Programa

A palestra com o professor José Edgardo Cal Montoya, da Universidad de San Carlos de Guatemala, ministrada, ontem (5), no câmpus sede da UEM (Universidade Estadual de Maringá), teve transmissão para todos os polos de Educação a Distância da Universidade que oferecem o curso de História. Presencialmente, no auditório do Bloco B-33, onde foi realizada a palestra, estavam docentes e acadêmicos das diferentes séries da graduação em História dos câmpus de Maringá e Ivaiporã, além de alunos de pós-graduação e interessados no tema.

Montoya falou sobre História e Historiografia da América Central Contemporânea e neste contexto apresentou o estado atual da produção científica na área, destacando o grau de desenvolvimento em cada país. O tema ampliou-se quando os organizadores abriram para o debate. A discussão englobou uma série de questões políticas que mobilizam a América Central, a exemplo das guerras civis e os confrontos na Nicarágua.

Para o professor da Universidad de San Carlos, muitas das problemáticas mundiais podem ser entendidas a partir da história latino-americana, que sempre teve uma importância estratégica, como um corredor geográfico, econômico e cultural. Segundo ele, entender como um território tão pequeno apresenta questões tão complexas e amplas é fundamental para pensar a história de qualquer país.

O professor Luis Felipe Viel, coordenador do Programa de Pós-Graduação em História (PPH) da UEM, destaca a importância da presença de Cal Montoya em Maringá, que vem ganhando contornos que poderão gerar bons frutos para a pesquisa na área.

Além de dar visibilidade para a história das Américas Latina e Central e dessa forma contribuir para que o tema ganhe maior relevância nos trabalhos científicos da Universidade, Viel também aponta a formatação de um convênio amplo de cooperação internacional entre as duas universidades, que poderá estimular não só a mobilidade acadêmica, mas também projetos de pesquisa e outras iniciativas importantes. O convênio, de acordo com Viel, deve ser formalizado ainda este ano.

Vale destacar ainda que a conferência de ontem despertou interesse de outras universidades, inclusive fora do Paraná. Por isso, os organizadores viabilizaram a transmissão ao vivo pelo canal You Tube. Se quiser assistir a palestra acesse aqui.

Sobre o palestrante

Cal Montoya é doutor em História Europeia e Mediterrânea, membro da Academia de Geografia e História da Guatemala e da Academia Real de História da Espanha. Realizou estudos sobre a relação Estado-Igreja no século XIX, bem como a historiografia guatemalteca e da América Central e a história política de El Salvador nos séculos XIX e XX.

Ele permanece na UEM até sexta-feira, dia 8, como professor visitante do PPH, onde está ministrando, a partir de hoje, o curso América Central na História da América Latina: rupturas e analogias (Séulos XVI-XXI).

Informações na secretaria do Programa, pelo fone (44) 3011-4895.