cerebro

Inscrições estão abertas; os conferencistas são de várias áreas e de diversas universidades paranaenses

A relação entre o cérebro e a mente, abordada por diversos especialistas, de pedagogo e psicólogo a fisioterapeuta, e de biólogo a psiquiatra, será tema de mais um ciclo de palestras, em maio, organizado pelo Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Trata-se da 7ª edição do Ciclo de palestras cérebro e mente: a educação transforma",  que será ministrado nos dias 7, 8 e 9 de maio, no auditório do PDE, bloco B-33, câmpus universitário, sempre a partir das 19 horas.

Os palestrantes serão professores e pesquisadores da UEM, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Instituto Adventista Paranaense (IAP) e do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar).

Qualquer pessoa interessada, da comunidade em geral, pode comparecer ao evento, mediante inscrição por meio do link. A taxa é de R$ 20,00 por uma noite ou de R$ 50,00 pelas três noites de palestras, com emissão de certificado. As inscrições estão abertas e o prazo se encerra no dia 7 de maio, data da primeira conferência.

O ciclo de palestras cérebro e mente tem o objetivo de divulgar os dois projetos de neurociência, um em nível de pesquisa e outro de extensão, desenvolvidos pelo Mudi, além de pôr a comunidade em contato com as os trabalhos feitos nesta área do conhecimento.

O tema escolhido para a sétima edição do evento segue a temática definida para 2018 da Semana Nacional do Cérebro, ocorrida em março último, sob a organização da Sociedade Brasileira de Neurociência, sediada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Popularizar

O ciclo de palestras tem o apoio do Departamento de Ciências Morfofisiológicas (DCM). Outras informações no site, e-mail "apvidotti@uem.br" ou telefone (44) 3011-4965.

Tendo na coordenação Ana Paula Vidotti (também coordenadora do Ciclo de Palestras), o Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM  surgiu do amadurecimento do projeto de extensão "Centro Interdisciplinar de Ciências"/CIC, desenvolvido na UEM desde 1985. A principal diretriz do CIC era promover a integração da universidade com os ensinos fundamental e médio e comunidade em geral. 

Os projetos de extensão ligados ao Mudi colaboram para formar profissionais comprometidos com as questões sociais, uma vez que os monitores e professores do museu estão empenhados em encurtar o caminho a ser percorrido entre a produção do conhecimento e a sua popularização. Um grande trabalho de educação informal  e não formal é desenvolvido com atendimento por meio de visitas, palestras, cursos, programa de rádio, espetáculos teatrais, musicais e eventos realizados na Universidade ou em outros locais como parte das ações itinerantes do Mudi.