Carollia perspicillata

O evento inclui uma trilha no Parque do Ingá com observação dos animais vivos e informações sobre os hábitos desses mamíferos voadores

Estão abertas as inscrições para a Noite dos Morcegos, evento de extensão da UEM (Universidade Estadual de Maringá) que será realizado no dia 18 deste mês, quarta-feira, no Parque do Ingá, em Maringá. Os participantes terão a oportunidade de percorrer uma trilha na mata e conhecer um pouco mais sobre esses mamíferos voadores, em especial os que habitam o Parque. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas através deste link.

As atividades iniciam às 19h30 e seguem até 22h30. Os participantes serão divididos em grupos que irão percorrer a trilha no tempo médio de 50 minutos. Estão previstas paradas para observação dos morcegos vivos e apresentação de curiosidades e hábitos desses mamíferos.

A proposta é desmistificar a má fama dessas criaturas que exercem um papel fundamental para a saúde dos ecossistemas terrestres. Ao invés de vilões, eles são importantes polinizadores e dispersores de sementes. Além de predadores de insetos e outros animais que podem causar danos à agricultura.

Voltado à comunidade em geral, pessoas de todas as idades podem participar das atividades. Cada participante deve levar 1 litro de leite longa vida, que será doado para o Lar Escola da Criança de Maringá. No dia do evento lembre-se ainda de levar uma lanterna.

Os organizadores  informam que, em caso de chuva, a programação será cancelada.

A iniciativa é do Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental (GEEMEA), sob coordenação do professor Henrique Ortêncio Filho, com apoio do Departamento de Ciências, do Programa de Pós-Graduação em Biologia e do Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM, do Programa para a Conservação de Morcegos do Brasil e da Prefeitura de Maringá.

.