Ozo

A homenagem ao docente, aposentado da UEM, é o reconhecimento ao trabalho dele na defesa dos animais

O professor Ozório Kunio Matsuda, docente aposentado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), recebeu, ontem (5), o título de Cidadão Benemérito de Maringá, entregue pela Câmara Municipal durante sessão solene.

Proposta pelos vereadores Flávio Mantovani (PPS) e Mário Hossokawa PP), a homenagem é um reconhecimento pelo envolvimento do professor nas ações em defesa dos animais, especialmente cães e gatos.

ozo pri

Ozório foi professor da UEM de 1977 até 2017, quando entrou com o pedido de aposentadoria. Em 2011, ele assumiu a coordenação do Programa Pró-Animal da Universidade.

O Programa castrou todos os cães e vários gatos do câmpus e também promoveu uma feira de doação com cerca de 250 cães que estavam abandonados na instituição. Atualmente, existe um grupo de voluntários para auxiliar na feira de doação de animais organizada nas dependências do Shopping Cidade.

O homenageado agradeceu aos vereadores pela homenagem. Ozório afirmou acreditar que o trabalho desenvolvido por ele em favor dos animais tenha contribuído para o recebimento do título. “Por isso falo em nome de grandes amigos que não têm voz como nós humanos, mas que demonstram todo o carinho, a gratidão, o respeito e o verdadeiro amor que todos os seres viventes deveriam expressar.”

O professor também dividiu a homenagem com todos que trabalham pela causa animal. “Esta homenagem não é somente minha, mas sim de todas estas pessoas que tenho orgulho de representar hoje.”

Ele lembrou as palavras de São Francisco de Assis: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e de repente você estará fazendo o impossível. O trabalho é duro, cansativo, mas ao mesmo tempo muito gratificante. Ver a alegria de um animal resgatado, tratado, adotado e amado dá a sensação maravilhosa de dever cumprido.”

ozo segun

O prefeito Ulisses Maia  (PDT) esteve na cerimônia e destacou que as ações do professor Ozório são conhecidas em Maringá e também em outras cidades. “Feito um São Francisco contemporâneo, Ozório prega o respeito, a responsabilidade e o cuidado para com os animais, em uma atividade incansável e diuturna a favor dessa causa.”

Maia relembrou o ensinamento de São Francisco de Assis: “Apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras. Parabéns professor Ozório. Siga seu caminho tendo a certeza de que suas ações são um raio de sol a iluminar nossa sociedade".

ozo ter

O vereador Flávio Mantovani destacou a atuação do professor Ozório na defesa dos animais. “Estou muito emocionado com a homenagem que fazemos hoje. O professor Ozório é um exemplo para mim, uma pessoa que me ensinou muito.”

Mantovani falou também sobre a atuação do professor na Universidade Estadual de Maringá (UEM) onde à frente da Coordenadoria do programa Pró-Aninal realizou a castração dos animais abandonados e promoveu a doação de 250 cães.

Elenice Tavares Abreu, assessora ambiental da UEM, também destacou o trabalho e o exemplo do professor Ozório dentro da Universidade. “Estou muito feliz em participar dessa homenagem, que é um reconhecimento da sociedade maringaense ao professor Ozório.”

Liria Furuuti Matsuda, esposa do professor Ozório, foi homenageada com a entrega de um buquê. O professor e a esposa têm dois filhos: Soraya Sayuri Matsuda e Eric Matsuo Matsuda. A cerimônia de entrega do título também reuniu amigos, parentes e familiares de Ozório, além de colegas do professor na UEM. A professora Elenice Tavares Abreu representou o reitor Mauro Baesso. As fotos são da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Maringá.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv