doacao mecha

Essa é a segunda edição do evento criado pelo Instituto David Moretti Lazarin

Uma das atividades do Trote Solidário 2018, do curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), é a campanha “Corte, Doe, Ajude!”. A iniciativa está marcada para o próximo domingo, dia 8 de abril, e vai acontecer na ala de oncohematologia do Hospital Regional Universitário de Maringá (HUM), localizada no Hemocentro, das 14 às 17 horas.

Essa uma parceria entre o Centro Acadêmico de Medicina de Maringá (Camem), a Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA) – Brazil/UEM, a Atlética de Medicina – (AAAREY) e o Instituto Davi Moretti Lazarin. A ação visa arrecadar mechas de cabelo para a produção de perucas que serão doadas para pacientes com câncer, que apresentam a alopecia (queda de cabelo). "É que a quimioterapia afeta, principalmente, células que se multiplicam com frequência, como as do cabelo", informou a representante do Camem, Beatriz Kaway Van Linschoten.

As doações serão entregues ao salão Lu Hair, de Maringá, que vai confeccionar as perucas, em parceria com o Instituto David Lazarin. A entidade nasceu há três anos, uma iniciativa de Andréia Lazarin, que perdeu um filho de 10 anos, Davi, para o câncer. Desde então, um grupo de voluntários e parceiros vêm realizando eventos que promovem o bem estar físico, espiritual e afetivo de crianças de Maringá e região.

Segundo Andréia, presidente do Instituto e servidora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), algumas pessoas já cortaram o cabelo e vão apenas entregar a madeixa no domingo. “Mas que quiser cortar o cabelo na hora também pode. A equipe de parceiros do Espaço Juliana Oliveira estará à disposição de quem chegar para doar. E também tem gente que vai receber a peruca novinha. A dona Luzia Conti, paciente do Hospital do Câncer, nos pediu uma e nós vamos levar para ela, no dia do evento que a gente chama de Força na Peruca. A primeira edição foi em julho do ano passado e foi um sucesso”, explicou Andréia Lazarin.

São necessários, no mínimo, 15 cm de madeixas. Aqueles que não possuem o tamanho ideal para realizar a doação podem convidar parentes e amigos. As atividades do domingo serão realizadas na Unidade de Oncohematologia, localizada no Hemocentro, anexo ao HUM. O endereço é: Avenida Mandacaru, 1590 – Parque das Laranjeiras, Maringá.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv