WhatsApp Image 2018 04 03 at 11.37.10 1

O curso de Educação Física do Câmpus Regional Vale do Ivaí, colabora com iniciativa municipal de caminhadas e exercícios físicos para a terceira idade

Em parceria com a Secretaria de Saúde de Ivaiporã, o curso de Educação Física do Câmpus Regional Vale do Ivaí (CRV) colabora com o programa Caminhada do Idoso. A proposta é aumentar a qualidade de vida de idosos da região por meio de caminhadas e outras atividades físicas no Parque Jardim Botânico da cidade. A edição de 2018 começou ontem com a presença de mais de 200 pessoas.

O projeto, inicialmente organizado pelo município, funciona há 14 anos. Desde 2017, a UEM participa diretamente na execução da proposta. Os professores orientam graduandos que, por sua vez, instruem os membros do Caminhada do Idoso. “Essa experiência enriquece o processo de aprendizado dos alunos que têm contato com a comunidade e se preparam para suas futuras atuações profissionais”, comenta o professor Wendel Lopes, responsável pela participação da Universidade no programa.

A proposta abriu caminho para a elaboração de um projeto de pesquisa, em que o papel das Academias da Terceira Idade é analisado. Lopes afirma que, a partir das avaliações feitas nos integrantes do grupo do ano passado, a qualidade de vida foi realmente melhorada. O efeito não se limitou apenas às qualidades físicas e fisiológicas dos idosos, mas afetou, principalmente, as relações sociais deles.

A cada trimestre, os alunos de Educação Física examinam as mudanças físicas dos participantes e encaminham os dados para a Secretaria de Saúde que, assim, pode fazer um acompanhamento médico mais aprimorado.

WhatsApp Image 2018 04 03 at 11.38.53