Logo LaboratOrio

Iniciativa foi selecionada entre 250 projetos

O auditório da Unidade de Psicologia Aplicada (UPA) vai receber, na próxima segunda-feira (2), avaliadores do Ministério da Saúde (MS). O grupo vem conhecer de perto a dinâmica da disciplina interprofissional, oferecida pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que utiliza a estrutura do complexo de saúde da UEM, do qual faz parte o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).

A iniciativa tem a coordenação da psicóloga da Diretoria de Assuntos Comunitários da UEM, Rozilda das Neves Alves, que estruturou a disciplina Atenção em Saúde, a partir de uma solicitação do PET Pró Saúde. A psicóloga trabalhou em conjunto com a professora do curso de Farmácia da UEM, Adriana Albieiro. Hoje, a coordenação das aulas está sob a responsabilidade da professora da Enfermagem, Ana Paula Olivo, e o supervisor da enfermaria de pediatria do HUM, doutor Edson Arpini Miguel, atua como coordenador pedagógico.

Informações sobre a disciplina, que já é oferecida há três anos para os cursos da área da saúde da UEM e para a psicologia, foi encaminhada para o Laboratório de Inovações de Educação em Saúde do MS, que funciona em parceira com o Conselho Nacional de Saúde (Conas), Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Essa entidade publicou uma chamada de projeto para conhecer as propostas de inovação no ensino de saúde. “Foram encaminhados 250 projetos, dos quais foram selecionados 50 e, mais tarde, 31, para uma análise in loco. Estamos entre estes 31”, explicou o professor Arpini Miguel.

Na segunda-feira, alunos, professores e representantes da Secretaria Municipal de Saúde, que apoia a disciplina oferecida na UEM, irão conversar com os avaliadores para apresentar detalhes sobre a dinâmica, a importância e os resultados das aulas que são oferecidas em grupos interprofissionais; isto é, reunindo alunos dos diferentes cursos da UEM que atuam na área da saúde. A reunião está marcada para as 9 horas.