Tools

2018 03 26 Trote Solidario de Historia 26032018 MG 5987

Qualquer interessado pode fazer as gravações pelo celular e enviá-las ao centro acadêmico; ideia é formar uma audioteca

O centro acadêmico de História Nadir Aparecida Cancian (CAHNAC), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está organizando um trote solidário inusitado, que consiste em estimular qualquer pessoa interessada a gravar audiotexto para ser ouvido por deficientes visuais atendidos pelo Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae).

Segundo Luana Carolina dos Santos, diretora do centro acadêmico, a ideia surgiu numa reunião do CAHNAC com a coordenadora do curso de História, professora Vanda Fortuna Serafim. Além disso, outra fonte de inspiração foi o caso de um ex-colega da graduação. Deficiente visual, ele teve dificuldades para estudar devido à escassez de materiais gravados na forma de audio.

Os textos a serem gravados não se restringem ao conteúdo da graduação. Embora o leque de possibilidades seja grande, o CAHNAC pensou na literatura, tanto a nacional quanto a internacional, e na poesia. Caso queira, no entanto, o interessado pode recorrer a outras áreas.

De acordo com Luana, a intenção, de início, é formar uma audioteca, que pode, dependendo da amplitude, se transformar num projeto de extensão coordenado pelo Propae, parceiro do projeto.

Os audios gravados serão organizados e disponibilizados por meio digital no sistema Drive, conjuntamente com o Propae. Já lançada, a campanha vai se encerrar no dia 6 de abril, data limite para que as gravações, feitas no celular, sejam enviadas ao centro acadêmico pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Por este e-mail o CAHNAC vai indicar alguns livros da graduação para serem gravados. Cada audiotexto pode corresponder a um capítulo da obra, mas se tiver interesse a pessoa também pode gravar o livro inteiro. Quem gravar apenas o fragmento de texto, por exemplo, deverá mencionar a referência no áudio.

Além de Luana, em primeiro plano na foto, o centro acadêmico de História é composto por Murilo Moreira de Souza (tesoureiro), Davi Antonio Sodré Rocha (secretário), Mateus Salesse Silva (diretor de eventos) e Alana Trevisan Brito (vice-diretora).

uem tv