MG 1840

Esse é o quarto ano em que a proposta está sendo colocada em prática

Cerca de 400 alunos dos cursos da saúde, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), iniciaram sua jornada pela formação inter profissional, foco dos currículos da instituição na área, na primeira aula da matéria Atenção em Saúde. As atividades tiveram início no auditório do Dacese, no câmpus de Maringá da UEM, na quinta-feira (22).

Segundo o coordenador pedagógico da disciplina e supervisor da enfermaria de pediatria do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), Edson Arpini Miguel, a disciplina Atenção em Saúde leva os alunos a vivenciar, desde o primeiro ano, o ambiente das Unidades Básicas de Saúde (UBS). São formados grupos mistos de 10 alunos cada um, que são acompanhados por professores formados para trabalhar com grupos interdisciplinares. A proposta tem, ainda, o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que a entende como uma estratégia que pode criar novas interfaces entre a universidade e os serviços de saúde, explicou Arpini.

MG 1820

O professor, que organiza a iniciativa junto com a coordenadora da disciplina, a professora da enfermagem Ana Paula Oliva, acrescentou que a metodologia utilizada nas aulas é centrada no estudante, com problematização da prática. “Na primeira aula da disciplina, os professores usaram a Team Based Learning, uma metodologia que traz problemas para serem pensados e resolvidos em conjunto, pelos estudantes, bem diferente das estratégias normalmente usadas em sala de aula. É uma forma de inserir o aluno na realidade com várias aproximações e complexidade progressiva, visando à prática inter profissional futura”, esclareceu o pediatra do HUM.

Os cursos envolvidos na disciplina são: Medicina, Enfermagem, Odontologia, Educação Física, Biomedicina, Farmácia e Psicologia, da área de Humanas.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv