Corte de cabelo 2 670x300

A ação será na Unidade de Oncohematologia, no Hemocentro

Uma das atividades do Trote Solidário 2018, do curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), será a campanha “Corte, Doe, Ajude!”. A iniciativa está marcada para o dia 8 de abril e vai acontecer na ala de oncohematologia do Hospital Regional Universitário de Maringá (HUM), localizada no Hemocentro. Essa uma parceria entre o Centro Acadêmico de Medicina de Maringá (Camem), a Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA) – Brazil/UEM e a Atlética de Medicina – (AAAREY).

A ação visa arrecadar mechas de cabelo para a produção de perucas que serão doadas para pacientes com câncer e será realizada em parceria com o Instituto Davi Moretti Lazarin. São necessários no mínimo 15 cm de madeixas. A intenção é ajudar na restauração da autoestima e autoconfiança dos pacientes que, devido ao tratamento quimioterápico que são submetidos, apresentam a alopecia (queda de cabelo). É que a quimioterapia afeta, principalmente, células que se multiplicam com frequência, como as do cabelo.

A campanha vai contar com a presença de profissionais especializados e estrutura necessária para realizar o corte e preparo da doação para a confecção das perucas. Podem ser doadas, também, mechas de cabelo já cortadas e que se adequem aos requisitos citados acima. Aqueles que não possuem o tamanho mínimo para realizar a doação podem convidar parentes e amigos para doar.

A Unidade de Oncohematologia, localizada no Hemocentro, anexo ao HUM, está situada na Avenida Mandacaru, 1590 – Parque das Laranjeiras, Maringá – PR, 87083-240.