freepik aluno

Antonio Gramsci e projetos e planos de pesquisa serão estudados. Foram disponibilizadas 160 vagas em cada curso

O Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) promove os cursos Formação dos Intelectuais Segundo Antonio Gramsci e Pesquisa nas Ciências Humanas: projetos e planos de pesquisa. As inscrições estão abertas até a data do curso, respeitando o número de vagas. Ambos serão ministrados no Auditório do Bloco I-12 (sala 15), de 8h a 18 horas. O investimento é de R$ 20,00 para 160 vagas em cada curso.

A Formação dos Intelectuais Segundo Antonio Gramsci ocorre no dia 28 de abril. O palestrante é o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), Jarbas Maurício Gomes, doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE-UFSCar), na linha de Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação.

O tema Pesquisa nas Ciências Humanas: Projetos e Planos de Pesquisa será trabalhado em duas datas, 12 e 19 de maio, de 8h a 18h.

O ministrante Alessandro Santos da Rocha, professor do Departamento de Pedagogia do câmpus Regional de Cianorte da UEM, irá abordar questões como Roteiro para um Projeto de Pesquisa, Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Artigos Científicos, Comunicação Científica e Plano de Pesquisa.

O curso traz também o tema Pesquisa em Arquivos, que será ministrado pelos pesquisadores Rodrigo Pinto de Andrade, doutor em Educação com Estágio Intercalar de Doutoramento pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,  e Francielle Aparecida Garuti de Andrade, aluna de doutorado pelo PEG-UEM. Renata Franqui e Marli Delmônico de Araújo Futata apresentam a relação entre a imprensa e a educação e William Robson Cazavechia explicará como fazer uma pesquisa bibliográfica.