Simposio Fisiologia Integrativa

Simpósio paranaense, organizado pela UEM, terá a participação de cientistas de várias regiões do Brasil; inscrições estão abertas

Professores e pesquisadores de algumas das principais universidades brasileiras, ligados à área da fisiologia, participarão, em junho, em Maringá, do 3º Simpósio Paranaense de Fisiologia Integrada e do Exercício (III SPFis), visando debater os principais avanços científicos deste ramo da biologia responsável pelo estudo do funcionamento do organismo.

Para entender melhor o significado do evento é importante explicar que a fisiologia integrativa visa integrar o conhecimento de outras áreas da fisiologia, desde a histologia até a biologia molecular, de forma que isso possa contribuir para a compreensão do funcionamento do organismo.

Já, a fisiologia do exercício investiga as respostas observadas em decorrência da execução do exercício e do treinamento físico, para explicar os mecanismos envolvidos e sua aplicabilidade em condições reais.

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Fisiologia (PFS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Simpósio reunirá, nos dias 15 e 16 de junho, no Bristol Hotel, cientistas da UEM, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); da Universidade de São Paulo (USP), entre outras instituições.

A conferência de abertura, no dia 15, às 19 horas, será proferida pelo professor Niels Olsen Câmara, da USP, que vai falar sobre o tema "Controlando a inflamação pela modulação de vias metabólicas". Além de palestras, o evento terá vários minicursos.

As inscrições para participação no III SPFis, já iniciadas, serão aceitas até o dia 10 de junho, somente pela Internet, com taxas variando de R$ 70,00 a R$ 90,00 para estudantes; de R$ 100,00 a R$ 120,00 para pesquisadores, professores e membros da comunidade externa, no caso das palestras; e de R$ 30,00 a R$ 50,00 no caso dos minicursos.

O Simpósio tem o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), da UEM, e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)/Ministério da Educação. Várias empresas são parceira no evento, a título de patrocínio.

Outras informações podem ser acessadas no site do III SPFis, facebook ou telefones (44) 3011-4463 e 3011-1379.