abertura

Programação vai até sexta-feira (16)

A programação da Semana do Calouro de Medicina, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), propôs discussões sobre a saúde do médico e do estudante da área. Os debates sobre o tema foram realizados na manhã desta quarta-feira (14), no auditório do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).

A manhã de atividades da Semana do Calouro começou às 8 horas, com a aula magna do gastroenterologista e professor do curso de Medicina da UEM, Minao Okawa (foto abaixo). O doutor explicou aos calouros o que é medicina e o que significa ser médico, fazendo um apanhado rápido sobre a história da profissão. Mostrou também os avanços da ciência médica e contou um pouco das experiências dele na área. Para ele, ser médico é “abnegação, arte e disciplina”.

minao cortada

Em seguida, uma palestra abordou o tema Saúde Mental dos Estudantes de Medicina, ministrada pela psiquiatra Maria Claudia Bagatin. Os alunos puderam ter uma ideia do que devem fazer quando percebem que não estão bem. A médica afirmou que cerca de 80% dos alunos de Medicina adquirem transtornos de ansiedade durante o curso e não procuram ajuda. Ela até brincou, pedindo para que “não tenham medo de psiquiatra, já que esse profissional irá orientar você. Temos que ter em mente que, para conseguirmos cuidar dos outros, temos que conseguir cuidar de nós mesmos”, ressaltou Maria Claudia.

A psiquiatra também deu dicas de como os alunos podem garantir a saúde mental. Entre as dicas estão: não se matar de estudar, dormir adequadamente, se organizar, fazer atividade física, não usar drogas e, em casos mais graves, procurar ajuda. “Quando perceber que um colega precisar de apoio, não o force a fazer nada. Converse com ele, o aconselhe a procurar ajuda, mas não insista já que cada um tem seu tempo”, alertou a médica, que se formou na UEM.

Sono – A manhã de discussões foi fechada com a palestra com o ortodontista Paulo Nabarro (foto abaixo), que explicou um pouco sobre a importância do sono e dos riscos de noites mal dormidas. Ele afirmou que é importante saber qual seu cronotipo, que significa determinar o período do dia que você “funciona melhor”. Há pessoas que são matutinas, vespertinas, intermediárias e aquelas que se adaptam a qualquer horário. Segundo Nabarro, as consequências da privação do sono são: redução da memória e atenção, alto risco de problemas cardíacos, diminuição da libido sexual, aumento do peso, diminuição do sistema imunológico, diminuição do humor e maior risco de acidentes. E aconselhou que, “para ter uma melhora do sono, o ideal é não levar o celular para a cama na hora de dormir. Mas, se o fizer, abaixe o brilho da tela. Além disso, precisamos tentar manter os mesmos horários de dormir e sempre fazer exercício físico”, concluiu.

sono cortada

A Semana do Calouro de Medicina continua com atividades nesta quinta-feira (15), quando os novatos vão participar de discussões sobre o currículo do curso de Medicina e a estrutura administrativa da UEM. À tarde, eles vão conhecer a Sociedade Médica de Maringá. No último dia da programação, sexta-feira (16), a manhã começa com uma atividade cultural, coordenada pelo professor Edson Arpini e, durante o resto do dia, os novos estudantes terão acesso a informações sobre o Centro e o Diretório Acadêmico, as Ligas Acadêmicas e outras entidades que atuam na UEM, como a AIESEC.