010Humanos

Além da exposição, o evento exibirá um documentário sobre a vida e obra do fotógrafo

Numo Rama, fotógrafo pernambucano e nome expressivo da fotografia contemporânea, fará exposição e palestra no dia 22 deste mês na UEM (Universidade Estadual de Maringá). A mostra integra a programação da quarta edição da Jornada Internacional de Estudos do Discurso e do terceiro Encontro Internacional da Imagem em Discurso, iniciativa dos Grupos de Pesquisa vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UEM.

Intitulada Geometria Tátil, a exposição permanecerá aberta durante todo evento, entre os dias 21 e 23 de março, na Biblioteca Central da Universidade. No dia 22 de março, Numo Rama ministra a palestra Olhar em Perspectiva a partir das 14 horas no auditório Walter Pellegrini, no Bloco G-34. Após a conferência, ele fará uma visitação à exposição junto com o público.

Plantador de Sonhos

Ainda está agendada a exibição de documentário Plantador de Sonhos, no último dia do evento, 23 de março, às 17h30, também no auditório do Bloco G-34. Produzido por Tuta Piné, o documentário é um diálogo com Numo Rama e algumas de suas obras.

Ícone da fotografia documental brasileira contemporânea, Rama assina obras que “falam” do drama da vida no sertão, dos flagelos da seca e o descaso do Estado em oferecer oportunidades a esta região do país.
Usando de uma linguagem singular na estética fotográfica contemporânea, suas imagens denunciam uma realidade muitas vezes estereotipada pela grande mídia nacional, mas diferente do discurso oficial. Numo Rama traz em suas imagens hiper-realistas e em seu discurso a esperança que o fez sempre acreditar num povo e numa cultura que sempre norteou sua existência e que todos teimam em rotular de miserável.

A 4ª edição da Jornada Internacional de Estudos do Discurso e o 3º Encontro Internacional da Imagem em Discurso será realizada de 21 a 23 deste mês. A proposta dos eventos é promover a convergência de várias vertentes do Estudo do Discurso. Nesta edição haverá três conferências e três mesas

Para acessar a programação completa e outras informações, visite o site do evento.

* Texto original de Tácia Rocha. Clique aqui para visualizar.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv