10539045

Foram abertas vagas para alunos não regulares e as inscrições podem ser feitas até 16 de março

O Programa de Pós-Graduação em História (PPH) da UEM (Universidade Estadual de Maringá) abre vaga para alunos não regulares, interessados em cursar a disciplina “Nossa América” no século XXI: conservadorismos e golpes à democracia.

A disciplina abrange seis encontros (veja cronograma abaixo), que foram estruturados para debater as características comuns dos distintos projetos conservadores presentes na América Latina contemporânea, a partir da análise de alguns estudos de caso.

Segundo o professor Luiz Felipe Viel Moreira, coordenador da matéria e do PPH, os debates permitirão “refletir sobre acontecimentos do tempo presente, em um complexo processo em que estão em disputa a construção de memórias e a escrita da história”.

O período histórico em debate é uma década cronologicamente situada a partir das estratégias que concretizaram o golpe de Estado em Honduras, em 2009. Década marcada não apenas por uma guinada conservadora na América Latina, mas ainda pela percepção de afloramento de democracias restringidas e até mesmo rupturas democráticas efetivas e intensificação das práticas autoritárias.

Totalizando 30 horas, os seis encontros serão realizados sempre às quartas-feiras, das 13h30 às 18 horas. Foram abertas, provisoriamente, dez vagas para alunos não regulares, que são aqueles interessados em cursar a disciplina, sem cumprir os requisitos indispensáveis para obtenção do título de mestre ou doutor.

As inscrições deverão ser efetivadas de 12 a 16 de março, exclusivamente pelo site www.pph.uem.br. O candidato deverá entregar a documentação exigida na secretaria do PPH, no Bloco H-12, sala 16. A lista com os selecionados será divulgada no dia 22 de março em edital e pelo site do Programa.

Vale lembrar que as regras de inscrição para aluno não regular se aplicam também a outras disciplinas disponibilizadas neste semestre. Para outras informações consulte o Edital 04/2018-PPH.

Outras informações pelo telefone 44 3011-4895 ou pelo e-mail sec-pph@uem.br.

Cronograma da disciplina “Nossa América” no século XXI: conservadorismos e golpes à democracia

 1º encontro

Tema: O interregno de Lugo no bipartidarismo paraguaio de hegemonia colorada

Data: 25 de abril.

Ministrante: Profa. Dra. Marcela C. Quinteros (PUC-SP)

 2º encontro

Tema: Ruptura democrática e participação política no Brasil

Data: 2 de maio

Ministrante: Profa. Dra. Carla C. Rodrigues Almeida (PGC/UEM)

 3º encontro

Tema: Guatemala e a reescrita de uma história conservadora

Data: 9 de maio

Ministrante:  Prof. Dr. Luiz Felipe Viel Moreira (PPH/UEM)

 4º encontro

Tema: O Impeachment de 2016 e a tradição de golpismos e rupturas institucionais da história republicana brasileira: o tempo presente em perspectiva de média e de longa duração

Data: 16 de maio

Ministrante: Prof. Dr. Reginaldo Dias (PPH/UEM)

 5º encontro

Tema: Equilíbrio instável na Venezuela: golpe, governo bolivariano e crise de hegemonia

Data: 23 de maio

Ministrante: Profa. Dra. Meire Mathias (PGC/UEM)

 6º encontro

Tema: EUA, organizações internacionais e a expansão de um novo ciclo autoritário na América Latina

Data: 30 de maio

Ministrante: Prof. Dr. Sidnei Munhoz (PPH/UEM)