Capa Cambridge

Publicação apresenta novos estudos na área da física

Os físicos Luiz Roberto Evangelista, da UEM (Universidade Estadual de Maringá), e Ervin Kaminski Lenzi, da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), lançaram recentemente o livro Fractional Diffusion Equations and Anomalous Diffusion, publicado pela Cambridge University Press.

Com cerca de 400 páginas e dez capítulos. O trabalho começou a ser escrito em 2015 e empregou cerca de dois anos para ser entregue à editora. A obra oferece uma síntese e um avanço na investigação dos problemas de difusão anômala e serve para que uma nova geração de cientistas e estudantes seja introduzida nessa problemática, com referências atualizadas e fornecendo ferramentas muito úteis para se prosseguir nessa linha investigativa.

“Esse livro representa a nossa contribuição ao problema da difusão anômala, tratada por meio de equações diferenciais parciais com derivadas fracionárias. É pioneiro no campo e serve como um texto avançado de física matemática, com aplicações originais de métodos matemáticos em contextos vários, como a física, a química, a biologia, as engenharias química, mecânica e elétrica, entre outras áreas. Aplicações pioneiras do cálculo fracionário feitas por nós aos problemas de impedância eletroquímica fazem parte importante do texto”, explica Evangelista.

“O texto funciona para nós como uma espécie de ‘testamento espiritual’ de nosso grupo de teoria de fluidos e sistemas complexos da UEM. Ele sumariza, reúne e reinterpreta, numa visão unificada e mais geral, um conjunto de técnicas e de resultados obtidos por nós nas duas últimas décadas”, afirma.

A ilustração da capa é da artista italiana, Maria Elena Francalancia, de Toro, no Sul da Itália. É baseada em sua pintura chamada de "Essenza" (Essência).  O professor Evangelista é "cidadão honorário" de Toro.

Cambridge University Press

A Cambridge University Press é uma das principais editoras científicas do mundo e possui prestígio internacional por suas relevantes publicações. Sua história começou em 1534, tendo seu primeiro livro publicado em 1584. Publicou trabalhos inovadores, como Principia Mathematica de Newton, Lycidas de Milton e Linguagem e Mente de Noam Chomsky.

Os autores

Luiz

Luiz Roberto Evangelista é professor titular do Departamento de Física há trinta e seis anos. É físico teórico e se ocupa de mecânica estatística, física molecular e física matemática.

Ervin

Ervin Kaminski Lenzi foi aluno e professor do DFI e atualmente é Professor Associado na UEPG. Físico matemático, também trabalha com problemas de mecânica estatística e sistemas complexos. Ele mantém uma ativa colaboração com o DFI-UEM.