jospaulo

Lançada por uma editora de Curitiba, obra, organizada por docente da UEM, visa refletir sobre a compreensão do sujeito humano

O professor Paulo José da Costa, do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), organizou um livro, lançado pela Editora Appris, de Curitiba, que é indicado aos profissionais da saúde mental em geral.

O livro "Psicanálise e Mitologia Grega - ensaios" é o resultado de estudos e pesquisas desenvolvidos no Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Desenvolvimento Humano, ligado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPI), da UEM.

A obra lança luzes à interface entre o psicanalítico e o mítico. Embora muito distintos entre si, esses dois campos têm em comum a busca pela compreensão dos fenômenos humanos. "Esse ponto de intersecção é construído a partir da expressiva riqueza simbólica dos mitos, considerados como sendo modelos e tendo uma função em questões inerentes à humanidade, e do olhar e da escuta psicanalíticos que se propõem a entender profundamente o sujeito humano", diz texto da sinopse.

Ainda conforme o texto, "trata-se de um encontro fértil entre psicanálise e mitologia grega, em que, de diferentes modos, aproximam-se certos elementos dos mitos de Prometeu, Pandora, Édipo, Etéocles, Polinices, Antígona, Ismene, Héracles, Aquiles, Medeia e Ájax de elementos psicanalíticos".

Esta aproximação visa construir discussões "acerca de mudança catastrófica no psiquismo, aspectos normativos e transgressores na relação fraterna, o sexual e a cultura, a sublimação, o trágico, o estranho, os aspectos destrutivos e a reparação, os laços afetivos narcísicos as pulsões". 

Em função do conteúdo tratado e pelo modo como foi escrito, o livro traz contribuições a todos que se interessam pela temática, particularmente os psicanalistas e psicólogos, mas igualmente será útil aos profissionais da saúde mental em geral e aos interessados nos estudos das humanidades.