comemor

Equipe tem sua base na UEM e atua em parceria com a União Metropolitana Paradesportiva de Maringá e com a Prefeitura Municipal

Representando a cidade, a equipe de basquete em cadeira de rodas da Universidade Estadual de Maringá foi a vencedora da modalidade nos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps) 2017, disputados em Maringá no início de novembro passado.

Esta, aliás, foi a primeira vez que Maringá foi a campeã da competição no basquetebol em cadeiras de rodas. “A gente já está jogando contra os melhores do Brasil!”. Estas foram as palavras do técnico campeão dos 6º Parajaps pela equipe de Maringá, Eduardo Cassol Zambrano, após a vitória, na partida disputada contra a equipe de Pinhais.

Pinhas conta com muitos atletas jogando a primeira divisão do campeonato brasileiro de Basquetebol em cadeira de rodas. A disputa pelo título ocorreu no ginásio Valdir Pinheiro, na Vila Olímpica.

2017 11 17 Professor Decio Calegari e os Times de Cadeirantes MG 6500

O professor Decio Calegari, do Departamento de Educação Física da UEM, é o coordenador da equipe maringaense. A equipe conta com o apoio da UEM, da Secretaria de Esportes de Maringá e de várias empresas da cidade, que contrataram os atletas pela lei de cotas para pessoas com deficiência. Por isso, o nome é Kings/UEM/UMPM/Maringá.

Após a conquista do título, Calegari, que também coordena p Proafa (Programa de Atividade Física Adaptada)/UEM e é diretor esportivo da União Metropolitana Paradesportiva de Maringá (UMPM) acompanhou atletas de várias modalidades da competição numa visita ao reitor Mauro Baesso. 

Estiveram presentes atletas das modalidades de Basquete em Cadeira de Rodas, Parabadminton, Paraciclismo, Petra Race Running, Natação Paralímpica e Bocha Paralímpica, além de técnicos e estagiários do curso de Educação Física da UEM que atuam nessas modalidades, juntamente com presidente da UMPM, Paulo Reinaldo Rossi.

A UMPM é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover a saúde, a inclusão social e o espírito esportivo e competitivo de pessoas com deficiência.

begao

A entidade atua em parceria com a UEM (DEF/CDR/UEM) e com a Prefeitura Municipal de Maringá e cedem os espaços físicos e materiais para treinamento das modalidades. No caso da UEM, a contribuição é com recursos humanos, tendo em vista que Calegari coordena as ações e as atividades e que acadêmicos de Educação Física atuam junto às modalidades como estagiários, na função de auxiliares técnicos.

Na visita ao reitor, atletas e dirigentes agradeceram o apoio da UEM, que, há anos, tem sido parceira, contribuindo para o desenvolvimento do paradesporto em Maringá.

Com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Esportes e Turismo do Paraná; fotos da Secretaria e da Assessoria de Comunicação da UEM