caps

Instituição também está entre as 200 melhores do Brics; já, no indicador de qualidade IGC, apurado pelo MEC, a UEM é a 2ª estadual do Paraná

A Universidade de Maringá (UEM) é a 7ª melhor universidade estadual do Brasil e a 27ª do País, entre 61 instituições avaliadas, públicas e particulares, com destaque na avaliação de artigos publicados por pesquisadores da instituição. O levantamento é da Quacquareli Symonds World University, uma editora do Reino Unido, responsável por fazer a cada ano a classificação das universidades.

A pesquisa também aponta a UEM e as estaduais de Londrina (UEL), Ponta Grossa (UEPG) e a do Oeste do Paraná (Unioeste) entre as 200 melhores instituições do Brics, o bloco comercial que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Neste caso, o levantamento da Quacquareli Symonds World University envolveu 400 universidades.

A pesquisa inclui indicadores específicos, como professores com PhD, reputação acadêmica, reputação do empregador, artigos publicados por pesquisadores da instituição, empregabilidade, citações por artigos, professores e estudantes internacionais em programas de graduação e pós-graduação, além de funcionários com graduação e pós-graduação

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) se mantém como a melhor do Paraná, além de ser a quinta melhor estadual e a 22ª do Brasil, entre públicas e particulares.

No indicador que avalia a relação entre professor e aluno, a Universidade Estadual de Ponta Grosa (UEPG) ocupa o 32º lugar. Já, no ranking internacional a instituição ficou entre a posição 191ª e 200ª e entre as estaduais brasileiras aparece como a 9ª melhor.

A Unioeste ganhou 20 posições e agora figura entre as 170 melhores instituições de ensino avaliadas. Na relação de docentes que possuem PhD, a Unioeste está em 27ª lugar, além de se classificar com a 6ª melhor estadual do Brasil.

Inep

Nos demais indicadores de qualidade que compõem a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2016, divulgados, nesta semana, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a UEM obteve o conceito 4 no IGC (Índice Geral de Cursos) e o conceito 4 para  10 dos 11 dos cursos de bacharelados avaliados para a formação do CPC (Conceito Preliminar de Curso).

Ainda sobre o IGC, a UEM é a 2ª melhor avaliada entre as 11 instituições de ensino superior (IES) estaduais, atrás da UEL (1ª), e a 3ª do Paraná entre as 16 instituições de ensino superior localizadas no Estado, atrás apenas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da UEL.

alegria

Ligado ao Ministério da Educação (MEC), o Inep avaliou no CPC os bacharelados nas grandes áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins e os cursos tecnológicos relacionados às áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança. Ao todo, esse universo representou 18 áreas de avaliação, 4.300 cursos e 195.757 participantes no Exame.

Os cursos avaliados na UEM foram os de agronomia (Maringá), agronomia (Umuarama), biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, medicina, medicina veterinária, odontologia, serviço social e zootecnia. Com exceção do curso de zootecnia, com nota 3, os demais alcançaram o conceito 4, numa escala de 1 a 5.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. O cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é calculado anualmente e leva em conta, entre outros aspectos, a média dos CPCs do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv