2017 11 22 Plano de Cultura Professora Marivania MG 6572

Reitoria deve encaminhar o documento ao Conselho Universitário, que vai discutir e votar a matéria

O Plano de Cultura da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que vai nortear o planejamento e a implementação da política pública para o setor na instituição, foi entregue à Reitoria, nesta quarta-feira (22), para ser encaminhado à apreciação do Conselho Universitário (COU).

A entrega do documento foi feita pela diretora de Cultura, Marivânia Conceição Araújo. O vice-reitor Julio Damasceno recebeu o Plano e destacou a importância dele como processo de construção coletiva na Universidade, além da relevância para a proteção e a promoção da diversidade cultural na Universidade.

O Plano de Cultura é o resultado de um amplo debate com a comunidade universitária, em todos os câmpus, por meio de audiências públicas. Além disso, a Diretoria de Cultura (DCU), ligada à Pró-Reitoria de Ensino e Cultura (PEC), fez consultas on line para recolher informações e sugestões.

O processo de discussão teve início em 2015, na gestão de Rael Gimenes, à época diretor de Cultura da UEM, junto com a técnica de assuntos culturais da DCU, Laura Chaves.

De acordo com a pró-reitora de Extensão e Cultura, Itana Gimenes, Laura (hoje, aposentada) desempenhou um importante papel na definição do Plano, por ter conduzido o processo de elaboração das propostas debatidas publicamente.

Segundo Marivânia, sem uma política definida para o setor as ações direcionadas à cultura mudam de acordo com a gestão da Universidade. Conforme ela, o Plano é inspirado na Política de Cultura do governo federal, mas respeitando as peculiaridades da Universidade Estadual de Maringá.

Instituído por lei em dezembro de 2010, o Plano Nacional de Cultura será totalmente implementado até 2020, buscando o fortalecimento institucional e a definição de políticas públicas que assegurem, entre outras coisas, o direito constitucional à cultura e a proteção e promoção do patrimônio e da diversidade étnica, artística e cultural brasileiras.