imigrantes 20171117 1169830742

Dúvidas foram esclarecidas durante o I Encontro Nacional de Políticas de Apoio aos Imigrantes, organizado pela UEM

Na manhã desta sexta-feira (17), a Comissão de Resolução de Revalidação de Diplomas (CRRD) da UEM esteve reunida no auditório do Bloco B-33, para abertura oficial do I Encontro Nacional de Políticas de Apoio aos Imigrantes na Universidade. O evento foi organizado com o objetivo de propor medidas para inclusão e acolhimento aos imigrantes e refugiados na Instituição. As atividades programadas devem dar suporte à implementação do Programa de Inclusão de Refugiados e Imigrantes em situação de Vulnerabilidade na UEM. O evento segue à tarde, com Grupos de Trabalho.

A mesa-redonda abordou o tema Política de Inclusão dos Imigrantes na UEM: contexto e desafios. O debate teve a participação do coordenador geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior (MEC), Norai Romeu Rocco.

Segundo ele, uma nova resolução do Conselho Nacional de Educação, sob o crivo do MEC, padroniza as formalidades das instituições de ensino superior do país nas questões referentes à revalidação de diploma e aos processos seletivos especiais para estrangeiros e refugiados.

Durante as discussões, a coordenadora de Acompanhamento Acadêmico para Estudante Refugiado, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Thais Juliana Palomino, trocou experiências positivas com as ações realizadas em prol dos imigrantes e refugiados que solicitaram o apoio da instituição paulista. “Quando abrimos a porta da universidade aos imigrantes, estamos abrindo também oportunidade de emprego. Isso é inclusão”, ressalta.

Estiveram presentes no Encontro o vice-reitor, Julio Damasceno, a pró-reitora de Ensino (PEN), Ana Obara, a pró-reitora de Extensão e Cultura (PEC), Itana Gimenes, a coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), Silvana Marques de Araújo, o vice-presidente da Associação de Reflexão e Ação Social (Aras Caritas), Pe. Emerson de Carvalho e da coordenadora do evento e professora do Departamento de Geografia (DGE), Sueli Castro Gomes.