Tools

pedagogia

Apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso é uma forma de socializar o conhecimento produzido no curso

Com apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso, exposição de materiais didáticos e artísticos, e uma conferência e um minicurso com o professor Silvio Sánchez Gamboa, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), terá início, no dia 4 de dezembro, na Universidade Estadual de Maringá, a 5ª Semana de TCC de Pedagogia da UEM.

Silvio é formado em Filosofia, com mestrado e doutorado em Educação, além de livre docência em Filosofia da Educação. Tem sido pesquisador visitante na UEM e nas universidades Nacional da Colômbia, Católica de Chile, Federal de Santa Maria, Federal de Alagoas, Federal da Bahia, e professor visitante na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales e na Universidad Nacional de Córdoba, ambas na Argentina. 

No dia 4 de dezembro, das 8 horas às 11h30, na sala 15 do Bloco H12, o professor vai ministrar o minicurso "Articulação Teórico-Metodológica de Pesquisa em Educação". As inscrições, gratuitas, serão aceitas até o dia 30 de novembro, pelo site. Ainda no dia 4, ele vai proferir uma palestra na 1ª Conferência de Pesquisa em Educação.

As defesas de TCC, pelos alunos do 4º do curso de Pedagogia, ocorrerão nos blocos I-12 e H-12, de 4 a 8 de dezembro, último dia do evento, promovido pelo Departamento de Fundamentos da Educação (DFE), da UEM. 

Além disso, haverá a exposição de Materiais Didáticos, Artísticos e Registros de Atividades Pedagógicas, no 1° andar do Bloco I-12, das 9 horas às 9h40 e das 20h50 às 21h25.

O curso de Pedagogia da UEM incluiu o Trabalho de Conclusão de Curso como componente curricular em 2009. Em 2013, a apresentação das defesas foi transformada, pela primeira vez, em um evento de extensão, permitindo a socialização dos conhecimentos produzidos no curso com a comunidade. 

A 5ª Semana de TCC do curso de Pedagogia da UEM conta com três parceiros fundamentais: o PET de Pedagogia, coordenado pela professora Sheila Maria Rosin; o curso de Comunicação e Multimeios, por meio da empresa junior Criative; e o Centro Acadêmico de Pedagogia, presidido pela aluna Beatriz Jardim. Outras informações pelo site.