Tools

Profic

Cadastro é feito na Plataforma Freire, um site para agregar currículos de professores da educação básica

Termina, no dia 1º de dezembro, o prazo para que professores da Educação Básica possam cadastrar currículos na Plataforma Freire e solicitar vagas em cursos do Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (Profic), que será lançado até o final do ano.

Quando acessar o site, o professor deve observar se ele se enquadra nos requisitos necessários à candidatura, preparar o Curriculum Vitae, escolher o curso e a Universidade mais próxima que vai oferece-lo, e fazer a inscrição.

O Profic é um programa que visa introduzir e fomentar a educação de nível superior e especialização para professores em exercício na rede pública de educação básica. Os cursos são gratuitos.

Gerenciada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Plataforma Freire é um site que vai agregar currículos de professores da educação básica. Além de funcionar como banco de currículos, semelhante ao Currículo Lattes, a Plataforma será um sistema de gestão de cursos de capacitação para os professores.

A Capes vai gerenciar o Profic por meio da Plataforma, otimizando as ações do Programa. O funcionamento da Plataforma Freire é semelhante ao do currículo Lattes: o professor precisa se cadastrar, gratuitamente, e preencher um formulário com dados sobre sua formação e sua atuação profissional. 

Até o dia 1º de dezembro, os professores cadastrados poderão solicitar a vaga desejada. Após esse prazo, ainda será possível cadastrar currículos, pois o sistema de cadastro está sempre aberto. Contudo, para se candidatar a vagas em cursos, será necessário aguardar a abertura do próximo período de solicitação.

Novo sistema

“Plataforma Freire” foi também o nome de um site do Ministério da Educação usado no passado para gerenciar o programa Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Esse novo site apenas herda o nome do anterior, mas se trata de um outro sistema. Portanto, todos os professores precisam se cadastrar na Plataforma Freire.

Para outras informações, acesse http://freire.capes.gov.br. Os contatos podem ser feitos na secretaria geral do Parfor/UEM, bloco B-33 (PDE), ou pelos telefones (44) 3011-5278 e 3011-5395.

 

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Capes