dialogos site

Na propriedade, em Mandaguari, agricultor planta diversos produtos, sem uso de produtos químicos

O agricultor Lauro Wittman e a família dele irão debater a prática da agricultura sem o uso de produtos químicos (agroecologia), no dia 17 de novembro, às 19 horas, no Bloco J-45, na Universidade Estadual de Maringá, em mais uma edição do evento "Diálogos Agroecológicos", organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecologia/Mestrado Profissional, da UEM. 

Lauro Wittmann é agricultor em Jandaia do Sul. Em 1946, quando o avô dele vendeu a propriedade em São Paulo e se mudou para o Paraná, fugindo da perseguição causada pela Segunda Guerra Mundial, a família iniciou a saga na região, conforme reportagem do Portal Agora.Com, de Mandaguari, produzida em julho de 2015.

Wittmann cultiva diversos produtos sem a aplicação de agrotóxicos. Os morangos são maioria. Também são produzidos linhaça marrom e dourada, gergelim preto e branco, tremoço, grão-de-bico, feijão azuki e moyashi, além das mais de 80 plantas medicinais que Wittmann tem orgulho em citar.

A esposa do agricultor, Márcia, faz diversos tipos de doces, como de abóbora, laranja e outros. A produção e o trabalho dos Wittmann já foram destaque em matérias produzidas pela RPCTV (emissora paranaense afiliada à Rede Globo) e Band Paraná.

Wittmann participa com freqüência de eventos nacionais e internacionais que tratam de agroecologia, fitoterapia, plantas medicinais, meio ambiente, em busca de mais informações.

Na propriedade da família existe um sistema de máquinas construído manualmente pelo avô dele, usado para descascar arroz e cortar madeira, por exemplo. Além do português, o agricultor fala em alemão fluentemente.  

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no facebook. O telefone é (44) 3011-5847 e o e-mail "sec-mpa@uem.br"