Encontro terá a participação de educadores de toda a região que fazem parte do Plano de Formação Continuada de Alfabetizadores
A UEM (Universidade Estadual de Maringá) recebe, nesta segunda-feira, dia 30, a presidente da Associação Brasileira de Alfabetização, Cláucia Gontijo. Professora da Universidade Federal do Espírito Santo e pesquisadora na área de alfabetização e formação de professores, Cláucia Gontijo fará para a palestra de abertura do Encontro Presencial do Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), sob o tema Produção de Textos na Alfabetização.
O Encontro deverá reunir mais 300 participantes entre educadores e formadores que irão desenvolver, em seus municípios, a formação continuada de professores.
A abertura oficial do evento será às 8 horas, no auditório da Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional (Feitep). Logo em seguida, inicia-se a palestra com a professora Cláucia Gontijo.
Na programação também estão previstas intervenções pedagógicas e de formação de professores, além da palestra Conexões da Geometria com a Arte, proferida pelo professor Valdeni Soliano Franco, da UEM, .
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios, visando assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Um dos eixos adotados para assegurar o êxito do Pacto ao longo do trabalho pedagógico é a formação de professores, atividade desenvolvida em parceria com as secretarias de educação e governos municipais. Nesta ação, o foco se concentra na aprendizagem do aluno do 1º ao 3º ano do ensino fundamental e dos alunos com alfabetização incompleta e letramento insuficiente.
Em 2016, a UEM cadastrou e gerenciou para o PNAIC, sob a coordenação geral da professora Regina Lúcia Mesti, o trabalho de 172 municípios paranaenses, na plataforma SIMEC (Sistema de Monitoramento do Ministério da Educação). A equipe de formadores foi composta por professores doutores da área de Matemática, Linguagens e Ciências.
O Plano de Formação Continuada de Alfabetizadores é constituído de cursos Presenciais na UEM, com continuidade na Formação em Serviço nos municípios: estudo, planejamento de intervenções pedagógicas, acompanhadas de ações de verificação dos níveis de aprendizagem das crianças.