filosofia sate

Evento terá a participação de professores de várias universidades,  do Paraná e de São Paulo, com palestras e apresentação de trabalhos

Professores e pesquisadores das universidades de São Paulo (USP), das estaduais de Campinas (Unicamp), do Oeste do Paraná (Unioeste) e de Maringá (UEM) debaterão temas como ética, democracia, liberdade e tolerância, durante o 12º Simpósio de Filosofia da UEM, de 22 a 24 de novembro, com o tema Filosofia e Crise Política.

O evento, no auditório do Bloco I-12, câmpus universitário, terá conferências e sessões de comunicação. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de novembro, pela Internet ou na secretaria do Programa de pós-Graduação em Filosofia (PGF), bloco H-35, sala 3, ao preço de R$ 30,00.

Os organizadores do Simpósio lembram que Platão dizia que as fragilidades do regime democrático levariam a um regime tirânico. "Hoje, a mídia tem um papel tão influente que é chamado de “quarto poder”. A democracia torna-se autoritária na medida em que o povo apenas vota quando as decisões já foram tomadas", diz o texto. "Com as novas mídias, a Internet, surgiu uma disputa ideológica. Nessa disputa, há desde censura a plataformas digitais, como a Turquia fez com o Youtube, até a propagação de notícias falsas (fake News) por meio de falsificação de imagens e vídeos. O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, inverte a lógica do discurso ao chamar aqueles jornalistas que o criticam de Fake News. E sua própria versão dos fatos, “alternative facts” é a pós-verdade", descrevem. 

Ainda de acordo com a organização do evento, "no Brasil, a articulação de membros do judiciário com a mídia tem a sua versão de pós-verdade. A própria linguagem tem seu conteúdo invertido: quando proclamam “liberdade de religião” visando impor sua visão religiosa sobre os outros; quando proclamam “escola sem partido” para fiscalizar se o conteúdo dado em aula está de acordo com sua visão; quando falam em democracia, quando implicam apenas os interesses de uma minoria; quando falam em ética, quando pretendem se excluir da própria ética". 

Os organizadores lembram também que "a democracia autoritária prescinde do povo. É democracia porque baseada em leis de representantes eleitos, que não mais respondem aos eleitores. O momento de crise requer crítica para repensar e buscar soluções. Assim, a filosofia política desde Platão se orientou em termos de reflexão. O propósito do XII Simpósio de Filosofia da UEM é contribuir para o debate sobre a crise política, a partir das reflexões elaboradas na história da filosofia".

O Simpósio tem a promoção do PGF da UEM. Outras informações no site, telefone (44) 3011-8925 ou e-mail "sec-dfl@uem.br".