docência

Mais de 450 bolsistas participam do evento que terá início nesta terça-feira

Será aberto nesta terça-feira e segue até quarta-feira (dias 24 e 25), o IV Seminário de Avaliação do Pibid (Programa Institucional de Iniciação à Docência) da UEM que contará com a participação de mais de 450 bolsistas. Durante os dois dias do evento eles participarão das Rodas de Conversa para avaliação e discussão das atividades desenvolvidas nos últimos anos do programa. As Rodas serão realizadas no auditório do Bloco B-33, iniciando na terça-feira às 8 horas.

Segundo o coordenador institucional do Pibid, professor José Antônio Martins, as Rodas de Conversa foram pensadas para garantir espaço aos bolsistas de iniciação à docência, que poderão apresentar críticas e contribuições sobre o andamento do Pibid, programa desenvolvido com financiamento da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

“Essa edição do Seminário de Avaliação do Pibid possui relevância especial visto que completa o ciclo do atual edital (2014-2018)”, destaca o coordenador. “A comunidade universitária aguarda a chamada para um novo edital, conforme noticiado pela agência federal, para a continuação do programa nos próximos anos”, opina.

O encerramento do Seminário será no dia 25, às 19h no Teatro Calil Haddad, com a conferência Pibid e Formação Docente, que será ministrada pela professora da Universidade Federal da Bahia, Alessandra Santos de Assis, que já foi coordenadora nacional do Forpibid (Fórum Nacional dos Coordenadores do Pibid). A palestra é aberta aos interessados.

Sobre o Pibid – Como Programa de Iniciação à Docência o Pibid concede bolsas aos alunos dos cursos de licenciatura, para que desenvolvam atividades formadoras no âmbito das práticas docentes. “O projeto está presente na UEM desde 2011 e tem sido uma importante política pública para o fortalecimento dos cursos e formação inicial de professores, que sempre foi e ainda é uma carência histórica na educação brasileira. As ações realizadas no âmbito do Pibid, seja na universidade ou nas escolas das redes públicas estaduais e municipais, propiciam o aperfeiçoamento e melhor qualificação dos alunos de licenciatura, capacitando-os para o exercício do magistério”, frisa Martins.