Simposio site

Inscrições vão até o dia 26, na internet

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) vai abrigar parte da programação do I Simpósio em Educação e Saúde: diálogos propositivos. O evento será realizado entre os dia 30 deste mês e 1 de novembro, pela equipe do Projeto Pedagogia Hospitalar da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que atua no HUM.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Aparecida Meire Calegari-Falco, que é docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) da UEM, o evento tem como objetivo estimular a socialização de  experiências na área de Educação e Saúde numa perspectiva multiprofissional com vistas à humanização  hospitalar. “O público-alvo são acadêmicos e profissionais das áreas de Educação e Saúde. A organização conta com a parceria da Assessoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do HUM, o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, o Centro de Ciências da Saúde e o DTP”, acrescentou a professora.

No primeiro dia do Simpósio, a programação será no Auditório do Bloco I-12, no câmpus da UEM, em Maringá. Começa às 8 horas com a mesa coordenada Educação e Saúde – Experiências humanizadoras. Participam o professor Ricardo Burg Ceccim (UFRGS); Maria Gloss e Cláudio César Pimentel Teixeira, ambos do Hospital Pequeno Príncipe, sob a coordenação da professora Meire. À tarde, serão ministradas as oficinas Sujeito, Coletivo e Processo de Trabalho com Maria Gloss; O trabalho com Jogos em Ambiente hospitalar com Cláudio César Pimentel Teixeira; e Interprofssionalidade no ambiente hospitalar com o professor Ricardo Burg Ceccim.

No dia 31, a programação migra para o Hospital Universitário. A partir das 8 horas, haverá a mesa coordenada Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência - intervenções necessárias, no Auditório do HUM. Os integrantes da apresentação serão os professores Márcio Oliveira (UNESPAR); Ricardo Ceccim (UFRGS); e Edneia José Martins Zaniani (DPI/UEM); a coordenação será da professora Eloiza Elena da Silva (DTP/UEM). À tarde, mais uma vez, serão realizadas oficinas: Trabalho com Literatura (HPP) com Cláudio César Pimentel Teixeira (Hospital Pequeno Príncipe) e Maria Cristina Vieira (Editora Flor do Brasil); Comunicação e trabalho em equipe com Maria Gloss (Hospital Pequeno Príncipe); e Escuta Pedagógica junto à criança hospitalizada com Ricardo Burg Ceccim (UFRGS).

Encerrando o evento, no dia 1 de novembro, também no Auditório do HUM, acontece a mesa coordenada Humanização Hospitalar com Maria Gloss (Hospital Pequeno Príncipe); e os professores Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula (DTP/UEM) e Ricardo Burg Ceccim (UFRGS), sob a coordenação do professor Edson Arpini Miguel (DMD/UEM). À tarde, serão realizadas atividades com a professora Marta Chaves (DTP/UEM), no evento Vivências Hospitalares: promoção de encantos e aprendizagem com autores e personagens da literatura Infantil.

As inscrições para o Simpósio serão aceitas até o dia 26, próxima quinta-feira, e devem ser feitas neste endereço. Outras informações (ensalamento, ministrantes e programação) podem ser encontradas no pôster do evento.