banner site 2

Ideia é buscar estratégias regionais para impulsionar desenvolvimento e discutir questões sobre a internacionalização

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) sediará, de 25 a 27 de outubro, o 12º Encontro de Economia Paranaense (Ecopar) e o 1º International Meeting on Economic Theory and Applied Economic (Encontro Internacional sobre Teoria Econômica  e Economia Aplicada).

Os eventos serão simultâneos e contarão com debates e palestras proferidas por professores e profissionais convidados, de reconhecida atuação na área em âmbito nacional e internacional.

O Ecopar tem o objetivo de possibilitar o debate sobre os temas acadêmicos e profissionais relacionados à economia paranaense, no que se refere aos aspectos de crescimento e desenvolvimento econômico.

Esta temática visa abordar as alternativas estratégicas regionais e locais, nos setores público e privado, na busca pelo desenvolvimento socioeconômico sustentável, que serão debatidas em paineis, por pesquisadores paranaenses.

Visando a uma maior internacionalização dos cursos de graduação e pós-graduação do Paraná, o I International Meeting on Economic Theory and Applied Economic terá como foco discussões sobre teoria econômica e economia aplicada, e apresentar questões relativas à internacionalização, assim como esclarecer dúvidas sobre o tema.

No evento, serão apresentados e debatidos 118 trabalhos científicos realizados por acadêmicos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores. Contará, ainda, com a presença de 5  pesquisadores internacionais e de 9 pesquisadores representantes dos cursos de pós graduação do Paraná, além do  secretário geral da Associação Nacional dos Cursos de Pós Graduação em Economia (Anpec), Maurício Vaz Lobo Bittencourt, e do representante do Corecon, Fábio Dória Scatolin.

Além de palestras, apresentação de trabalhos e painéis temáticos, o Ecopar terá mesas-redondas. A palestra de abertura, no dia 25, às 19h30, no auditório do Bloco C-34, pelo professor Francisco José Alves Coelho Veiga, da Universidade do Minho, qie vai falar sobre a recente crise econômica portuguesa e européia.

As atividades do evento ocorrerá também no bloco B-33, auditório do PDE. O Encontro será promovido pela UEM e outras universidades, públicas e particulares, de Maringá, do Estado e da União, Coren e o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Mairngá (Codem). O patrocínio é da Caixa Econômica Federal.

Outras informações podem ser obtidas na programação completa do evento, por meio do site e do Facebook. O telefone é (44) 3011-4987.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv