dengue site

O público-alvo são jovens de 15 a 27 anos, que já tenham tomado uma primeira dose da vacina. O evento ainda conta com atividades culturais e preventivas

Em parceria com a Secretaria de Saúde do município e a 15ª Regional de Saúde, a Universidade Estadual de Maringá, por meio do Ambulatório Médico e de Enfermagem, dará início, nesta terça-feira (17), à campanha de vacinação contra dengue. O público-alvo são jovens com idade entre 15 e 27 anos, que já tenham tomado uma primeira dose da vacina. A vacinação no câmpus ocorrerá até quinta-feira (19), das 8 às 22 horas, no pátio do Restaurante Universitário (RU), na Cantina do Bloco F-67, e na Passarela Central. Para se vacinar é exigido documento de identificação com foto ou carteirinha de vacinação.

Dados divulgados pela 15ª Regional de Saúde registraram aproximedamente 3 mil casos na região de Maringá em 2016, sendo 261 internamentos e 3 óbitos. De acordo com o enfermeiro bioquímico do setor de dengue, do Laboratório de Análises Clínicas (Lepac) da UEM, Paulo Zanzarini, o período epidemiológico da doença vai de agosto a julho. A época de maior incidência de casos está entre janeiro e fevereiro de cada ano. Só no ano epidemiológico vigente, o laboratório já tem registro de mais de 1,5 mil notificações, com 130 internamentos até o mês de outubro. Além de Maringá, os dados são referentes aos municípios de Sarandi, Marialva, Paiçandu, Mandaguaçu, Santa Fé, Mandaguari, São Jorge do Ivaí e Munhoz de Melo.

Serão restringidas à vacinação pessoas que ainda não tenham se submetido à primeira dose da vacina, gestantes, mães amamentando, pessoas em tratamento medicamentoso a partir de corticoide, além de portadores de doenças crônicas.

Dia D contra dengue na UEM

Para potencializar a campanha, no dia 19 de outubro haverá o “Dia D contra dengue na UEM”. As atividades realizadas pela UniPET, Comitê Ambiental e Proação serão focadas na conscientização e no controle do Aedes aegypti. Além da coleta de materiais que podem abrigar mosquito pelo câmpus universitário, o evento desta quinta-feira contará com atividades culturais, durante edição especial do Palco Livre, das 11h30 às 13h30. As caçambas para coleta de materiais estarão disponíveis durante todo o dia, no estacionamento próximo ao RU. Os organizadores contam com a participação de toda comunidade.