23296509

O tema será debatido já na palestra de abertura, que será proferida pelo professor da Unicamp, Roberto Romano, nesta segunda-feira. O Fórum terá início às 8h30

O professor de ética e filosofia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Roberto Romano, estará na UEM nesta segunda-feira, dia 9. Ele abre, às 9h30, a programação científica do 15.º Fórum de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá (Forext UEM) com a palestra Ética, Diálogo e Respeito: alicerces para o desenvolvimento social e a dignidade humana. Este também é o tema central do Fórum, cuja  solenidade de abertura inicia-se às 8h30 no auditório do Bloco B-33.

Formado em filosofia pela USP e com doutorado na Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais de Paris, Roberto Romano é autor de vários livros, entre eles Brasil, Igreja contra Estado (Editora Kayrós, 1979), Conservadorismo romântico (Editora da Unesp), Silêncio e Ruído, a sátira e Denis Diderot (Editora da Unicamp), Razão de Estado e outros estados da razão (Editora Perspectiva).

Na abertura do evento também serão prestadas homenagens aos extensionistas recém-premiados pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o professor Ednaldo Michellon e o acadêmico João Pedro Mariano dos Santos. Os professores Lucas Macedo (DGE) e Ana Paula Vidotti (DCM) e mais sete alunos integrantes da Operação Rondon, realizada em Cambará, e também o professor Décio Calegari (DEF) estão entre os homenageados.

O 15.º Forext UEM segue até terça-feira, dia 10 e durante os dois dias do evento serão apresentados os resultados dos diferentes Projetos de Extensão e Cultura da UEM produzidos ao longo do ano letivo de 2017.  Ao todo foram aceitos 211 trabalhos. A programação ainda inclui duas mesas-redondas.

O encerramento do Forext será na terça-feira, dia 10, às 19h45 com apresentação da peça  O Auto da Barca do Fisco que fomentará o debate sobre cidadania. O evento será no TUM - Teatro Universitário.

As inscrições permanecem abertas até o início do Forext e podem ser feitas no site da Diretoria de Extensão (www.dex.uem.br) na aba Fórum de Extensão.

O Fórum é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, através das Diretorias de Extensão e de Cultura, e da Pró-Reitoria de Ensino, com apoio da Caixa Econômica Federal.