semana da criançaVoluntários e servidores do HUM vão promover diversas atividades para entreter a garotada internada nas enfermarias e no pronto socorro do hospital

Está marcada para a próxima quarta-feira (11), a festa do Dia das Crianças do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). Voluntários e servidores do HUM vão promover diversas atividades para entreter a garotada internada nas enfermarias e no pronto socorro do hospital. Este ano, a festa terá como tema Canção para Todas as Crianças.

Na verdade, as comemorações vão mobilizar o HUM durante uma semana. Neste período, haverá apresentações musicais nas áreas do hospital em que os pacientes pediátricos frequentam. Mas o ápice da programação vai ser na véspera do dia das crianças, quarta-feira, dia 11. Bem cedo, o grupo da Paróquia Santa Isabel de Portugal, que distribui refeições matinais no ambulatório, vai oferecer doces às crianças aguardando consultas, além do pão e do café com leite.

Durante a tarde, das 14 às 17 horas, estarão atuando nos corredores do hospital as voluntárias do projeto Abraço Quentinho, que vão distribuir brinquedos artesanais; o grupo Médicos da Graça; as contadoras de história da equipe da Pedagogia Hospitalar; e os Anjos da Alegria, levantando o ânimo da criançada. Tudo isso terá como pano de fundo as músicas clássicas compostas para a garotada.

Na quarta-feira (11), também, a Loja Maçônica Colunas da União e a empresa de formaturas Veluduo Eventos vão  entregar as duas televisões e dois DVD doados à pediatria do hospital, por meio da Associação dos Amigos do HUM (AAHU).

Programação semanal – Porém, as atividades da Semana da Criança do HUM começam no dia 7, próximo sábado, com apresentações de música gospel na enfermaria pediátrica e no internamento, às 11 da manhã. À tarde, as canções chegam à Brinquedoteca, onde a Igreja Adventista do Sétimo Dia faz uma apresentação. O domingo (8)  começa com a interpretação de canções de ninar. À tarde, haverá contação de causos com o grupo História Viva; e o Clude do Ursinho estará no solário do hospital.

A Música Popular Brasileira será homenagenada na segunda-feira (9), na Semana da Criança do HUM. À tarde, haverá a apresentação da Fanfarra da Apae e contação de história com Maria Cristina Vieira, apresentando As aventuras do peixinho Nestor , na Brinquedoteca.

Dia 10, terça-feira, a programação começa com o Quarteto da Orquestra de Câmera, do Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM). À tarde, tem Oficina de Brinquedos, com o Projeto Abraço Quentinho; e apresentação dos Anjos da Alegria. Neste dia, o foco serão as músicas folclóricas.

O samba e o pagode vão alegrar o dia 12 de outubro no HUM, que ainda terá a visita dos Médicos da Graça, dos Anjos da Alegria e da contação de histórias da Pedagogia Hospitalar. Na sexta-feira (13), ao som de canções de ninar, a programação será encerrada com a Pedagogia Hospitalar da UEM, que vai realizar contação de histórias com instrumentos de percussão. A atividade tem o nome de  “Compondo uma banda”. Estarão ainda no hospital a Companhia do Céu Vem Histórias; o grupo do Banco de Leite Humano do HUM, divulgando informações sobre aleitamento materno; e o  Projeto Médicos da Graça.

A Semana da Criança do HUM é uma promoção dos voluntários do hospital; do setor de Pediatria; da Assessoria de Ensino, Pesquisa e Extensão; e da Pedagogia Hospitalar.