historia

Com inscrições encerradas, o evento deve contar com mais de mil pessoas

Começa, na próxima segunda-feira (9),  o VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, com o tema 1917 – 2017 Centenários. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em História e pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá (UEM), tendo como objetivo reunir historiadores, professores e alunos de pós-graduação e de graduação de diversos países para discutir e divulgar as pesquisas recentes no campo historiográfico. 

A solenidade de abertura será às 19 horas, nas dependências da Faculdade Cidade Verde (FCV), localizada na Av. Horácio Raccanello Filho, nº 5.950, no Novo Centro, onde estão agendadas todas as atividades do Congresso. A primeira conferência será com o professor da Universidade de São Paulo (USP), Angelo de Oliveira Segrillo, sob o tema Historiografia da revolução russa: abordagens tradicionais e tendências recentes.

Além de palestras e apresentação de trabalhos acadêmicos, a programação ainda conta com 44 simpósios temáticos. 

Entre os assuntos debatidos nesta edição do Congresso está a Revolução Russa, Revolução Mexicana, Primeira Greve Geral do Brasil, além de contextos históricos da Aparição de Nossa Senhora de Fátima em Portugal. De acordo com os organizadores, mais de mil inscritos devem participar do evento. Foram selecionados oitocentos trabalhos científicos das diferentes áreas da pesquisa histórica. Os trabalhos refletem os vários estágios da produção acadêmica e científica, a diversidade dos profissionais de história, que congrega, desde experimentados pesquisadores, até estudantes que iniciam na arte da pesquisa em história

A coordenação geral do Congresso Internacional de História de Maringá é do professor Lúcio Tadeu Mota. O evento conta com recursos da Fundação Araucária, da Caixa Econômica Federal e ao Departamento de História da UEM.

Outras informações estão disponíveis no site do evento e pelo telefone (44) 3011-4895.