Semana do morcego Mga Park site

Este será o título de um evento a ser aberto, amanhã (29), com uma semana de duração, para mostrar o papel deste animal na natureza

Sob a coordenação do professor Henrique Ortêncio Filho, do Departamento de Ciências, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), será realizada, de amanhã (29) ao dia 6 de outubro, no Maringá Park Shopping, a "Semana do Morcego", visando celebrar o dia internacional deste mamífero, comemorado no dia 1º de Outubro. 

A data foi criada pela Rede Latino Americana e do Caribe, com a intenção de mostrar às pessoas o papel dos morcegos na natureza. A Semana terá exposição com imagens e esculturas, palestras, apresentações de dança, espaço kids e a exposição de alguns animais vivos. O tema do evento é “Morcego - herói ou vilão? Venha descobrir”. 

A exposição estará aberta à visitação nos horários de funcionamento do shopping e as demais atividades ocorrerão sábado e domingo. 

De acordo com Henrique, o evento não tem fins lucrativos, buscando apenas promover a conservação dos morcegos por meio da educação ambiental da comunidade, que, em geral, desconhece o papel desses animais em diferentes processos ecológicos. 

O projeto conta com a colaboração de diversas empresas nacionais e internacionais, denominadas, agora, como um grupo de "Amigos dos Morcegos". 

"Esperamos, no futuro, ampliar essa gama de colaboradores, em prol desta importante causa ambiental", diz o professor. Conforme ele, "os morcegos, assim como outros animais, já sofrem demais com a degradação ambiental e pretendemos conseguir com o evento pelo menos que as pessoas vejam os morcegos com outros olhos, livres de mitos, crenças errôneas e preconceito; afinal, morcego bom é morcego vivo". 

Henrique também é coordenador do GEEMEA (Grupo de Estudos em Ecologia de mamíferos e Educação Ambiental) e membro do PCMBrasil (Programa para a Conservação dos Morcegos do Brasil).

Outras informações podem ser obtidas com o coordenador pelo e-mail "henfilhobat@gmail.com".