Tools

banner escolar

A ação tem o objetivo de diminuir as despesas de jovens estrangeiros, que sobrevivem de bolsa auxílio para estudar em Maringá

Esta semana, a Pró-Reitoria de Ensino (PEN), em parceria com a Diretoria de Cultura (DCU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), lançou campanha de arrecadação de material básico escolar a estudantes matriculados no curso de Português para Estrangeiros: uma proposta acolhedora, promovido pelo departamento de Teoria Linguísticas e Literárias (DTL). 

A ação tem o objetivo de diminuir as despesas de jovens estrangeiros, que sobrevivem de bolsa auxílio, para estudar em Maringá. Cerca de 40 haitianos participantes serão beneficiados nesta primeira etapa. 

De acordo com a diretora de Cultura, Marivânia Araújo, dependendo da quantidade de material arrecadado, além dos imigrantes matriculados em cursos da UEM, estrangeiros de outras instituições da região poderão ser contemplados. A campanha será mantida por tempo indeterminado, já que, constantemente, os estrangeiros necessitam deste tipo de apoio. 

Podem ser doados lápis, borracha, caneta, caderno, estojo, entre outros. As doações devem ser entregues na secretaria da DCU, no Bloco A-34, em horário comercial.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3011-3880.

Sobre o curso

Português para Estrangeiros é ministrado pelos alunos de Letras. O curso é coordenado pelo professor Wesley Candido, do DTL. A proposta é auxiliar os imigrantes a eliminar barreiras culturais e lingüísticas, podendo se inserir no mercado de trabalho, tendo melhores condições de vida e possibilidades de estudo. 

O projeto tem parcerias com o DTL, Caritas, Secretaria de Educação de Maringá (Seduc) e Núcleo Regional de Educação (NRE).