Cartaz Orquestra site

Como preparação para o evento, a Orquestra vai fazer um concerto, no sábado, na UEM

A Orquestra de Flautas da Universidade Estadual de Maringá vai se apresentar, a convite, no XIV Festival Internacional de Flautistas, o mais importante evento da área no Brasil, previsto para setembro.

Organizado pela Associação Brasileira de Flautistas (Abraf), o Festival, de 7 a 10 de setembro, na Escola de Música de São Paulo, será realizado simultaneamente ao IX Evento Científico da Abraf, com apresentação de trabalhos por pesquisadores e acadêmicos. Este evento reúne flautistas e professores nacionais e internacionais, músicos e estudantes.

Como preparação para o Festival, a Orquestra de Flautas vai se fazer, no próximo sábado (2), às 20 horas, no Teatro Oficina da UEM, um concerto aberto a todos os interessados. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 a inteira e a meia, respectivamente.

Coordenada pelo professor Bernhard Fuchs, a Orquestra é um projeto de extensão do Departamento de Música (DMU), iniciado em 2010. A Orquestra realiza importantes apresentações nos espaços culturais em Maringá e região. Participou como grupo convidado do I e II Curso Internacional de Flautistas de Bauru e recentemente recebeu convite para representar a UEM no XIV Festival Internacional de Flautistas.

No programa do espetáculo estão previstos os dois principais concertos para flauta, do compositor Antonio Vivaldi, interpretado por solistas da classe de flauta transversal do curso de música, o que ocorre também com a peça Abendkonzert (concerto noturno). Também serão executadas obras adaptadas e orquestradas para flautas, como a Fantasia do Amazing Grace, oTango för Fyra, e a conhecida Mourão, do compositor Guerra Peixe.

Segundo Fuchs, o bloqueio de contas imposto pelo governo do Paraná cria grandes dificuldades para a participação da Orquestra em eventos, razão pela qual o coordenador solicita a compreensão e colaboração de toda comunidade universitária e em geral.

Na avaliação dele, as atividades fim da Universidade estão prejudicadas sem uma justificativa razoável. "Até mesmo a liberação da Van e o pagamento de diárias para motoristas não está normalizado até a presente data", diz.

Orquestra de Flautas da Universidade Estadual de Maringá

Coordenação: Prof. Bernhard Fuchs