Paz em Casa

Com diversas ações a serem realizadas até sexta-feira (25), inclusive na UEM, Semana Nacional tem o apoio do poder judiciário

Com ações diversas em todo o País e tendo, no município, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Conselho da Comunidade e a 5ª Vara Criminal como parceiros, começou, nesta segunda-feira (21), a Semana Nacional de Justiça pela Paz em Casa, serão realizadas atividades para a prevenção e erradicação da violência contra a mulher.

A Campanha, com três edições anuais, se tornou, a partir de março deste ano, uma ação permanente do Conselho Nacional de Justiça. No Paraná, é organizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), em parceria com as universidades.

Ao longo de cada evento, é promovida a intensificação de júris e audiências de processos relacionados à Lei em todas as 161 comarcas do Estado, além das ações multidisciplinares de combate à violência contra as mulheres.

Paralelo a isso, outras atividades serão desenvolvidas, como palestras em escolas, empresas, distribuição de folders, entrevistas e informativo em meios de comunicação local, e círculos de Justiça Restaurativa (veja programação abaixo).

Cevid

A Cevid é responsável pela elaboração e execução de políticas públicas, no âmbito do Poder Judiciário, relativas às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Entre outras ações, a Coordenadoria elabora sugestões para o aprimoramento da estrutura do Judiciário na área do combate e prevenção à violência doméstica contra as mulheres; dá suporte aos magistrados, aos servidores e às equipes multiprofissionais, visando à melhoria da prestação jurisdicional; e promove a articulação interna e externa do poder judiciário com outros órgãos governamentais e não-governamentais, com a implementação de programas de erradicação da violência doméstica e familiar contra a mulher.

A Cevid tem celebrado vários acordos de cooperação com outras instituições para a efetividade da Lei Maria da Penha e a prevenção e combate à violência contra a mulher, como a Patrulha Maria da Penha.

Ainda, no que diz respeito aos agressores, a Coordenadoria entende que, além da reclusão, deve haver medidas de recuperação e de conscientização, de forma a tentar evitar a reincidência.

A próxima edição da Semana Nacional de Justiça pela Paz em Casa será realizada de 20 a 24 de novembro.

Programação

21 de agosto: entrevista pela Rede Massa, com Mônica – Juíza da 5ª Vara e Helena Dias – assistente Social da UEM, representante da UEM no Conselho da Comunidade, sobre a Semana de Prevenção.

22 de agosto: roda de Conversa “Maria Bonita” no Conselho da Comunidade, às 15 horas, à Rua Joubert de Carvalho, 623, sala 603.

E durante a semana: acontecerá um trabalho de orientação e prevenção junto à comunidade universitária da UEM, no tocante a Violência contra a Mulher. Será encaminhado material de prevenção para os e-mails institucionais de todos os alunos.

Projeto desenvolvido na UEM

Programa Basta

Este Programa faz parte das atividades desenvolvidas pelo Programa Patronato/UEM, no que se refere ao atendimento dos homens autores de violência contra mulher, encaminhados pela 5ª Vara Criminal de Maringá. Estes homens passam por um ciclo de palestras com equipe multidisciplinar (serviço social, direito, pedagogia, psicologia).

- Os grupos acontecem às terças-feiras na Unidade de Psicologia Aplicada (UPA):

- Horário de funcionamento do Programa Patronato: segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas. Telefone: (44)3011- 3899.