Foto de Daniele Duarte  2

Obra será lançada na próxima sexta-feira e é indicada aos que pesquisam principalmente a área da psicologia

Numa solenidade a ser realizada no dia 4 de agosto, às 14h30, no Bloco 10, sala 10, câmpus da Universidade Estadual de Maringá, será lançado o livro "Sujeito contemporâneo, saúde e trabalho: múltiplos olhares".

Os capítulos foram assinados, em autoria única ou coautoria, por professores e pesquisadores experientes, inclusive da UEM, agregados em dois grupos de pesquisa cadastrados junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O primeiro grupo é o "Laboratório Interinstitucional de Subjetividade e Trabalho" (LIST). O segundo se chama "Psicanálise e Clínica Ampliada" e também constitui um grupo de trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Os professores da UEM que têm textos publicados no livro são Daniele Almeida Duarte, Guilherme Elias da Silva, Lucas Martins Soldera, Marcos Paulo Shiozaki, Antonio Rotta Teixeira e Fábio José Orsini Lopes, todos do Departamento de Psicologia (DPI).

Embora diversificados quanto à temática, extensão e fundamentação teórica, os textos apresentam um denominador comum: abordam criticamente algumas vicissitudes da atualidade e suas possíveis reverberações subjetivas para o sujeito contemporâneo no campo da saúde e no mundo do trabalho.

Por isso, a obra é indicada a todos aqueles que se dedicam à pesquisa, principalmente em Psicologia, mas também em áreas afins, sobre as relações indivíduo-sociedade no século XXI, ou então simplesmente que se interessam pelo assunto.

Subsidiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o livro foi lançado pela Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar), e tem 429 páginas, divididas em três partes, com 21 capítulos.

Outras informações sobre a publicação podem ser obtidas no site da editora da UFSCar.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv